Episódio 57 – Konami e MSX, MSX e Konami – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

Neste episódio, falaremos de Konami e MSX. Ou de MSX e Konami.

Nesta parte do episódio

Depois de nos lamentaremos sobre o estado atual da Konami, contamos um pouco da história do surgimento da empresa: jukebox, máquinas de jogos em geral, arcades e licenciamentos até que resolve “botar a mão na massa” para MSX.
Falamos da primeira leva de jogos, e nela destacamos o Antartic Adventure. Falamos da segunda leva, e destacamos Goonies, Pippols e King’s Valley (que só saiu pra MSX).
Aí a Konami resolve trocar o logotipo, e o papo descamba pra bacon, mas ainda falamos do Q*Bert na lista de jogos pós-mudança de logo.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 57
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar e Giovanni
  • Jogadores especialmente convidados para a jogatina: Diogo Estranho e Rogério, do NGCast
  • Duração aproximada: 60 minutos
  • Músicas de fundo: Quinteto de clarinete tocando Gradius, Knightmare Gold OST, Gradius 2 MSX Sound e Músicas do Quarth (DESCUBRA)
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 57 – Konami e MSX, MSX e Konami – Parte A

  1. Konami é uma empresa emblemática no desenvolvimento de jogos para Arcade, MSX e NES.

    É impossível tratar de MSX sem falar de Konami.

    Parabéns pelo podcast.

  2. Saudações amigos, invoco a ajuda do pessoal msx-seiro/fudeba daqui ^^
    >Seguinte, não to aqui pra falar desse episódio, por que ainda estou no EP36A.

    Peguei gosto pela coisa e estou comprando um msx expert “Plus” em bom estado, com os isopor mas sem caixa por 250 com drive de disquete ddx na caixa(este sem garantia de funcionamento), esse é a melhor opção para um iniciante? vale a pena?

    é que vi por ai que ele e o dd plus são meio “incompativeis” com o padrão… isso prejudica quem esta querendo entrar de cabeça?(quero estudar programação na raça)
    claro que quero jogar, mas não é o principal objetivo.

    Pretendo fazer upgrades futuramente, e vou querer colocar algum tipo de armazenamento mais recente, tipo sd ou cf… quero aprender a programar e minha area de interesse é essa coisa de programação X eletrônica…

    Serei feliz nesta escolha amigos??? fecho negócio? obrigado.
    (desculpa se pareci meio afoito, mas é que to ansioso pra ver a tela principal pela primeira vez xD)

    1. A série Plus é tão incompatível com o “padrão MSX brasileiro” quanto os MSX1 europeus, MSX2, MSX2+ e turbo R; a incompatibilidade está mais ligada a software mal feito/adaptado e não a problemas de projeto. Sua configuração está excelente para um MSX1, talvez trocar o velho drive por um emulador de disquetes (desses da GoTek que se acha fácil no ML) ou acrescentar uma interface IDE ou SDMMC já te garantirá horas de diversão.

      1. Primeiramente obrigado por responder.
        Então quer dizer que tanto faz qual modelo de expert vou comprar?
        é que encontrei um cinza, sem essa interface de drive mas com 8 cartuchos e manuais… por 400… parece estar em melhor estado, mas será que vale a diferença?

        Mais uma coisa, esse Plus pode ser ligado em monitor vga também né?
        é que vi falarem alguma coisa sobre incompatibilidade rgb e tal…
        existe alguma dificuldade significativa em relação a upgrades entre eles?
        o cinza ou o plus algum deles é mais fácil ou tem mais upgrades disponiveis por acaso?

        Desculpa, é que é meio dificil achar informações especificas sobre algo que não se sabe muito, principalmente sem ter muito tempo a perder…(os dois aparelhos estão relativamente proximos da minha casa, e estão bem baratos em relação a outros que vi por ae… e é só chegar com o dinheiro e levar…)

    2. Se estiver falando de upgrade para MSX2/2+ no seu DDPlus, esqueça!

      Vai ser melhor comprar um Expert 3 (Carchano) ou algum modelo japonês já 2 ou 2+ pois a arquitetura do DDPlus não permite transformar a placa mãe facilmente para uma versão acima do que ele é (MSX 1).

  3. A Konami que vai ficar comigo até os meus últimos dias vai ser a que nasceu no MSX, tenho vontade de chorar quando vejo o que a empresa se tornou, muito triste ver tudo desmoronar, até o novo logo não me agrada. Perdi noites jogando a grande maioria dos jogos para MSX 1/2, Arcade, MegaDrive, SuperNES e PlayStation.

    King’s Valley, Knightmare e Goonies são meus favoritos.

    Obrigado por mais um ótimo podcast pessoal.

    1. Está zerado! Tirando a unidade de disquete que parece que passou por um incêndio, o resto está 10. Parabéns pela compra.

    2. O que aconteceu com esse kit de drive? Você precisa levá-lo a um encontro para não ficarmos acreditando que é “filtro do instagram” 🙂

  4. Hmm… é um Plus, mas ainda posso de alguma forma instalar uma midia mais recente tipo cf card ou cartão sd né?
    Como meu objetivo principal não é jogos acho que os upgrades não fazem muita diferença né?
    No maximo eu não vou poder rodar ou criar algum programa né?

    Bom, vou deixar de fazer perguntas e começar a ler o manual xD
    Já baixei um bocado de conteudo sobre msx da datacassete, vou ter muita coisa pra ler e testar, acho que vou encontrar as respostas e soluções aos poucos, obrigado pela atenção @Giovanni Nunes e @Animal-X®, até mais.

  5. @Animal-X®
    Obrigado =D Apesar de ser um plus acho que foi uma boa compra(comparando com os preços do ml…)

    @Giovanni Nunes
    Ir num encontro seria bem legal, apesar de eu ainda não saber quase nada de msx..
    mas fica dificil, sou de florianópolis…
    quanto a interface de drive, não faço a menor idéia, mas levando em conta que os disquetes que vieram junto não estão mofados e parecem estar funcionando… acredito que seja a má qualidade do plastico+calor de floripa mesmo… não vou ligar isso no msx até ter certeza que não vai pegar fogo… mas acredito que ainda funcione se arrancar fora esses plasticos(alhando pelas frestas parece tudo perfeito)…
    o cara de quem comprei disse que era dono de uma loja de informática a uns 10~11 anos atrás e que um dia um cara comprou umas peças e acabou ficando sem grana pra pagar e esse cara pra não perder, acabou pegando esse msx no valor que faltava(R$250) só que acabou guardando na casa da mãe dele(que quase jogou fora no começo desse mes!) e só foi vender agora!
    kkkkkkkk 10 anos pra recuperar 250 pila… kkkkk esse tava esperando pra ser meu mesmo kkkkkkk

    ————-

    Andei olhando essa placa expert3 msx2+ turbo do carchano ( http://www.carchano.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=45# ) mas esta indisponível e quando vou para o inicio da loja diz que a loja esta desativada…

    ela resolveria meus problemas, mas não existem mais?

    mandei email pra ver no que da… alguém sabe valor médio dela? alguém ai tem ela pra vender? com essa placa os programas do expert 1.1 funcionam?
    andei testando vários programas do 1.1 de livros que baixei mas nada funcionou 🙁

    Aliás, alguem sabe se os programas/jogos do msx1, 2 e 2+(turboR nem vou perguntar por que já entendi que ele não é compatível com nada) que tem nessas revistas internacionais funcionariam nessa placa?

    Mais uma coisa kkkk, voces conhecem alguma alternativa ao “msx2cas”? testei todos os programas que encontrei pra converter rom para wav mas nada funciona, e esse programa só converte até 32kb…. 🙁

    muito obrigado! e desculpa a encheção de saco (Obs: to viciado nesse Zanac… *_* como vivi sem? kkkk)

  6. Oi, vocês mencionaram “jogos feitos por uma só pessoa” etc, vale lembrar um fenômeno recente: Minecraft, que se tornou uma franquia bem lucrativa. 🙂