Indiana Jones e a Última Cruzada para C64

Todo mundo sabe, ou já deveria saber, que a SCUMM foi criada no Commodore 64 para o jogo Maniac Mansion (1987), depois utilizado no Zak McKracken and the Alien Mindbenders (1988) antes de virar padrão para títulos do mesmo gênero na Lucasfilm Games até ser substituída em 1998 pela GrimE. Inclusive SCUMM é o acrônimo de Script Creation Utility for Maniac Mansion.

Em 1989 a Lucasfilm Games lançou Indiana Jones and the Last Cruzade mas para desespero dos fãs do C64 somente plataformas de 16-bit e 32-bit foram contempladas. Passados 26 anos, Brick Bambi, resolveu corrigir a injustiça e resolveu portar gráficos, sons e a criar seu próprio interpretador da SCUMM para trazer as aventuras do Dr. Henry Jones Jr. para o computador da “caixa de pão”.

A versão de demonstração do jogo (aquela que o pessoal baixava nas BBS, jogava, se empolgava antes de comprar a versão completa) foi convertida e coube inteira em uma imagem D64 (uma imagem de disco de 5,25″ do C1541) e até o momento dois vídeos estão disponíveis para quem quiser ver como está ficando.

( Indie Retro News )

0 pensou em “Indiana Jones e a Última Cruzada para C64

  1. São coisas assim que fazem o C64 uma máquina bem especial até hoje.