Colecionadores e compras online… Empresas de courier.

img_courierÉ fato que as mais comuns empresas de entrega do mundo são os operadores postais de cada país. Mas eles nem sempre atingem todos os seus possíveis públicos, visto que alguns clientes desejam mais agilidade na entrega, e tem interesse em pagar mais caro por isso. E há uma regra máxima na Economia: Não existe espaço vazioQuando cria-se uma necessidade, alguém vai preenchê-la. Isso ocorre em qualquer área (inclusive na venda de entorpecentes), e não seria diferente na área de logística.

As empresas de entrega rápida diferenciam-se dos correios de qualquer país por algumas características:

  • São empresas privadas, na sua grande maioria.
  • Possuem suporte telefônico, rastreamento detalhado (o que chamam de rastreamento ponto a ponto) e seguro contra extravio.
  • A princípio, tem mais cuidado com as remessas do que os operadores postais. Como disse, a princípio.
  • Retirada da encomenda diretamente no seu local de trabalho ou domicílio – em alguns casos.
  • Resolvem questões como o desembaraço alfandegário.
  • Entregam mais rápido – na maioria dos casos.

As desvantagens são:

  • Cobram (bem) mais caro por tudo isso.
  • Não cobrem todo o território nacional, fazendo parcerias com outras empresas para a entrega. Em alguns casos, quem entrega são os Correios.
  • Dependendo do caso, você tem que levar até um ponto de coleta deles, ou verificar se tem o serviço de coleta a domicílio.

Bem, os Correios brasileiros tem seguro contra extravio – se for solicitado (1% do valor declarado da encomenda – eu uso sempre) e um rastreamento razoavelmente detalhado (melhor do que o da maioria dos operadores postais mundo afora). O índice de entregas é de 99,5%, o que é uma média excepcionalmente boa.

Mas como vivemos tempos onde as pessoas compram todo tipo de item supérfluo na China podendo comprar num camelô perto de casa… Os Correios andam bem atolados. Logo, em alguns casos o uso dessas empresas pode ser interessante.

As empresas de entrega rápida, em âmbito nacional, estão associadas a empresas de transporte viário ou aéreo. Logo, vamos listar algumas:

  • Gollog: Este é a empresa de entregas do grupo da Gol, e “herdeira espiritual” da finada VARIGLog.
  • TAM Cargo: Esta é do grupo da TAM, e lembrada tristemente como aquela cujo depósito foi destruído por um avião da TAM naquele fatídico acidente no aeroporto de Congonhas, em 2007.
  • METAR Logística: Este é a empresa de transporte de encomendas que tem parceria com várias empresas de transporte viário, como Auto Viação 1001, Macaense, Expresso do Sul, Catarinense, Cometa, entre outras. Na prática, é tudo o mesmo grupo.
  • Itex: Essa eu não conhecia, é do grupo da Itapemirim.
  • Rapidão Cometa: A princípio fazemos relação com a famosa empresa de transporte viário, mas ela pertence ao grupo da 1001 hoje em dia. Essa daqui é do grupo da FedEx, a qual falaremos mais embaixo.

Existem outras, mas vamos ficar com estas. Vamos falar um pouco de custos. Para ilustrar, resolvi estipular um tipo de encomenda a ser transportada. Vamos lá:

  • CEP de origem: 22723 – Rio de Janeiro – não coloquei os últimos 3 números de propósito.
  • CEP de destino: 01002 – São Paulo – mesma coisa, mas é bem no centro da cidade.
  • Retirada e entrega em domicílio – logo, mais caro.
  • Peso: 1 kg.
  • Despachada no próximo dia útil.
  • O item é um computador, com as seguintes dimensões: 33 cm x 18 cm x 37 cm.

Vamos lá:

  1. A Gollog tem cotação online, e o preço ficou em R$ 95,57.
  2. A TAM Cargo não faz a coleta em domicílio, no CEP de origem. Logo, temos que levar até o terminal de cargas. R$ 76,70.
  3. A METAR Logística não tem cotação online. Descobri algumas coisas interessantes, como o Catex, que opera infelizmente apenas em Santa Catarina. R$ 28 (com retirada e entrega em domicílio), até 2 kg. Tem também o Chega Lá, que é só para envio de documentos (até 1 kg), por R$ 20. Mas não é porta a porta.
  4. A Itex não tem cotação online, mas tem um site com preços. Na distância entre os 2 CEPs, com uma caixa tipo IT01 (34,5 cm x 25,5 cm x 14,8 cm) o custo fica em R$ 33. O custo sobe conforme a distância e o tamanho da caixa.
  5. No Rapidão Cometa, somente é possível fazendo cadastro.

Existem também as empresas de entrega expressa que operam internacionalmente. Entre essas, destacamos:

  • FedEx: A Federal Express é uma empresa do tempo das diligências, ela é de 1841 (e você achando que era apenas a Wells Fargo e a Pinkerton, né?), e seguramente a maior de todas. Só de aviões de carga eles tem 353. São 44 mil veículos e 380 mil funcionários, inclusive o náufrago amigo da bola de vôlei.
  • UPS: A United Parcel Service não é tão antiga quanto a primeira, mas já é centenária (1907). Suas viaturas pretas são inconfundíveis (ao menos para os americanos), e é famosa por seus veículos de entrega não fazerem conversões à esquerda. São 408 mil funcionários atendendo em mais de 200 países.
  • DHL: A Dalsey, Hillblom and Lynn Express é originalmente uma empresa estadunidense de logística e entregas rápidas, mas hoje em dia é uma divisão da Deutsche Post (alemã), comprado em 2002. É uma empresa jovem (1969), com foco em internacionalização. 285 mil funcionários, 420 aviões, mais de 220 países.
  • TNT: A TNT N. V. é uma empresa holandesa de entregas rápidas e concorre com os Correios na Holanda, Inglaterra, Cingapura, entre outros (TNT Post). No mundo todo tem 159 mil funcionários, 44 aviões, e opera entregas rápidas via sua subsidiária TNT Express.

Estas são as “4 grandes”, então estaremos limitados a esse escopo, apenas. A entrega varia de 3 a 10 dias úteis, o que é uma marca bem boa na entrega. Já o rastreio tem no site de cada empresa, mas existem ferramentas alternativas para rastreamento, onde você pode rastrear encomendas enviadas por diversas empresas. Uma delas é o Track-Trace.

Vamos fazer a mesma experiência que fizemos acima, com as empresas nacionais. Vamos estipular:

  • Item: Computador.
  • Peso: 5 kg.
  • Dimensões: Um gabinete mini-torre de PC (36 cm x 18 cm x 41 cm).
  • Prazo: 4 a 6 dias úteis.
  • Origem: Londres, Inglaterra.
  • Destino: Rio de Janeiro, Brasil.
  • Modo de entrega: Cliente a cliente.
  • Valor aduaneiro: R$ 400 (arredondando… 100 libras).

Vamos lá:

Fedex: Pelo modo Fedex International Priority, para entrega no final do 2o dia útil após a postagem, o custo é de R$ 626,35, usando a sua própria caixa, ou a caixa deles (há uma diferença, é verdade, mas é muito pequena). Se você preferir o Fedex International Economy, R$ 551,16 para espera de até 5 dias úteis.

UPS: Pelo modo UPS Worldwide Express Freight, a entrega ocorre em 5 dias úteis, e o custo é de R$ 4753,95. Sim, eu também fiquei chocado, deve ter um meio mais barato, mas eu ainda não descobri.

DHL: No modo DHLitNow, o prazo é de 3 dias úteis. Preço: R$ 450.

TNT: No modo Express, o custo é de R$ 445 para uma entrega a ser feita em 5 a 6 dias úteis.

A conclusão que chego é que é caro. Muito caro. Caro meeeeeesmo. E o tributo ainda não está necessariamente incluído. Mas o prazo é rápido, e já que eu falei em tributo…

Você será tributado em 100% dos casos. Não existe exceção, a empresa faz o desembaraço alfandegário e depois te cobra o imposto. Os únicos itens que não são tributados são remessas de livros, jornais e periódicos impressos em papel, devido à lei 8032, de 12 de abril de 1990. E eles ainda cobrarão o ICMS, que é 18% do valor declarado.

O sistema é parecido com o empregado pela Amazon, por alguns vendedores no eBay e no futuro, por grandes sites de comércio eletrônico chineses: você paga diretamente à empresa, e eles repassam o valor do tributo à Receita Federal. O valor pago pode ser cobrado antecipadamente ou posteriormente a entrega da remessa. E eles aceitam cartões de débito – sim, eles trazem as máquinas até sua casa.

Se você quiser comparar preços, você pode ir até o site Shipping and Tracking, e selecionar quais serviços você quer fazer a cotação.

Ah, deixa eu contar uma notícia triste: é possível que o item seja retido pela Receita Federal, mesmo vindo uma encomenda por serviço de courier. Não é comum, mas acontece. Como fazer?

  1. Você terá que ir até o posto da Receita Federal para retirar a encomenda, e é provável que seja num aeroporto. Logo, vá primeiro buscar os documentos na empresa de courier.
  2. Na Receita, você entregará os documentos, irá conferir a encomenda retida, e pagar a nota de tributação, taxa de armazenagem e o ICMS. Aí você poderá retirar a encomenda retida.

Outra coisa que é bom lembrar é que empresas de courier não são infalíveis. Um amigo teve problemas com a DHL, que relatamos aí embaixo:

No manual da DHL para o Reino Unido (disponível em PDF no site), diz que para o Brasil existem 2 tipos de envio: Formal Import e o Informal. Muito cuidado com isto, pois a DHL pode errar e cadastrar um envio informal como formal. Aí é que mora o perigo. No caso do Formal Import, você tem que fazer cadastro no sistema da Receita Federal (o RADAR), ter a documentação e pagar uma taxa a eles. E aí, há a necessidade de um despachante aduaneiro. O serviço de despachante aduaneiro é caro. Alguns cobram o equivalente a 2 salários mínimos para fazer o seu cadastro no RADAR e tentar desembaraçar o pacote. Feito o cadastro como pessoa física, a Receita te notifica por correspondência que você está habilitado para importar. Daí, para facilitar, é melhor passar para a empresa do despachante aduaneiro uma procuração para importar em meu nome. A única maneira de tentar reverter esse processo é por força jurídica, com um mandado de segurança. Este recurso é bastante usado por quem importa bens novos sem fazer toda a papelada e não querem de jeito nenhum que o item seja confiscado. Mas lembre-se que nosso tipo de coleção é de itens usados, e há aquela bendita portaria da Receita Federal que declara que é ilegal importar bens de consumo usados. Afinal, nesse caso não existe o “direito líquido e certo” que seria amparado pelo instrumento jurídico.

E a DHL? Bem… Nada. Simplesmente nada. A conversa com eles pára lá no despachante aduaneiro. No final das contas, o pacote fica num limbo entre Receita Federal e empresa de courier. A segunda tira o dela da reta, e o pacote não é entregue nem retorna.

A DHL oferece um outro serviço, chamado DHL GlobalMail. Lembram que falei lá em cima que a DHL hoje em dia é uma divisão da Deutsche Post? Então, eles ganharam o direito de concorrer com o serviço de correios de alguns países na Europa. Logo, se você envia um pacote por DHL Global Mail o objeto ganha um código de rastreio padrão da DHL, depois vai pra um hub na Alemanha e lá ele ganha outro código no formato postal como CL xxx xxx xxx DE, e finalmente vem para o Brasil como pacote postal pelo Deutsche Post. É uma opção, mas parece que só está disponível para small packets.

No final das contas, vamos a uma exemplificação, dada por outro amigo:

  1. Ele comprou um item nos EUA, que custava US$ 150. Enviavam para o Brasil, somente por UPS. Era item novo, resolveu arriscar. Pagou o frete. Chegou aqui, foi cobrado os 60% de imposto e os 18% de ICMS. Ainda foi cobrada uma taxa de desembaraço alfandegário, que era uns R$ 200. O item, no final das contas, custou-lhe próximo a R$ 1200,00.
  2. O mesmo amigo comprou outro item, novo. Comprou no eBay. O vendedor mandava pro Brasil por USPS Global Priority. O preço dele era de US$ 300 (ou seja, o dobro). Pagou US$ 70 de frete. O item foi tributado, e o valor do imposto calculado foi de R$ 150. Ou seja, no total, o item que custou o dobro chegou aqui por um valor que foi pouco mais da metade do anterior. Se ainda fosse cobrada a taxa de desembaraço dos Correios, oneraria a conta em R$ 12. Mesmo assim, muito menos do que o item anterior.

Finalmente, uma opinião pessoal: Se você pensar que você paga R$ 12 apenas quando você é tributado (o que tem sido para mim em apenas 15% dos casos), e dados os exemplos acima… Melhor usar os Correios, ao menos para mim. Agora, se você realmente acha que não vale a pena usar o serviço dos Correios Brasileiros, então temos a FedEx, a UPS, a DHL e a TNT ao seu dispor. Ou então as empresas nacionais.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Colecionadores e compras online… Empresas de courier.

  1. Entre 1992 e 1998 eu vendi muitos softwares pelo correio. Nunca foi perfeito, mas atende às necessidades. Os maiores problemas que tive foram devido aos disquetes e não a mancadas do correio. A moçada de hoje não sabe a sorte que tem com essa facilidade toda de software por download.

  2. Quanto às viaturas pretas da UPS a cor delas, a rigor, é marrom, paradoxo que aparece até na Wikipédia

    “A cor preta que a UPS usa nos seus veículos e uniformes é chamado UPS Brown. A cor UPS Black é marca registrada, o que impede que outras empresas de entrega de utilizá-lo como parte de sua marca.”

    1. Ué, no catálogo da Volkswagen Caminhões há uma cor chamada de “Vermelho Brahma”, sério! Eu só não sei se há também as “Amarelo Skol” e “Azul Antartica” 🙂