De saco cheio do systemd? Kdbus é a gota d'água? A comunidade Linux é muito grande e barulhenta? Ansiando pela volta dos bons tempos, quando se conhecia cada desenvolvedor pelo nome e o código-fonte cabia num disquete?
É assim que Alan Cox, em 31 de outubro, começou o post para anunciar o FUZIX.
E o que é o FUZIX?
É um sistema operacional para máquinas com chips de 8 bits (por enquanto apenas para Z80, com planos para 6502, 6809 e mesmo 8086) com memória em bancos, partindo do mar de patches e forks (UZIX, UMZIX, UZI180) em torno do UZI para (tentar) chegar a uma experiência System V, utilizando um compilador moderno e com uma licença livre (SDCC).
Ainda está em fase inicial, mas os interessados já podem baixar o código-fonte, testar, compilar, patchear, fazer pull requests, essas coisas.
Vamos a mais algumas coisas sobre o Fuzix OS, que já apuramos a respeito:
- A primeira plataforma que o Fuzix terá suporte será uma placa de desenvolvimento, a Z80Pack.
- A segunda plataforma será o Amstrad NC100 (Cesar e Giovanni, podem festejar!).
- O Alan declarou que certamente terá um port para MSX (“MSX2 certainly.. but I don’t really know much about MSX internals“).
- Ele também disse que ficou muito impressionado com o SymbOS (“SymbOS is amazing – its one of the things that convinced me this was actually doable.“).
- O Prodatron (autor do SymbOS) ofereceu ajuda e declarou ainda, no fórum da MSX.org: “And as we know usually after discovering the MSX you can’t resist anymore (and I am saying this as an Amstrad CPC aborigine)“.
- O pessoal do OpenMSX (Manuel Bilderneek) ofereceu-se para ajudar com o que fosse preciso, inclusive com documentação (“Great to hear that! If you need any assistance with openMSX, just let us know as I’ve posted in my previous reaction.“).
- Leandro Pereira (AcidX), desenvolvedor nacional e MSXzeiro de marca maior está dando uma ajuda também.
- O Ricardo Bittencourt (Ricbit) passou o link do código-fonte do browser que ele fez para o UZIX.
- O Alan Cox pegou o código fonte do UZIX 1.0 para estudar…
Então, aguardemos novidades para breve. Para mim (Ricardo), é muito bacana ver o Alan Cox no mundo da retrocomputação, pois ele é um sujeito do qual eu sempre fui fã. Em priscas eras, cheguei a trocar uns emails com ele sobre o suporte a CD-ROM no kernel do Linux.
Eu diria que essa é a grande notícia retrocomputacional do semestre. Quem sabe, do ano.
Eu já estou me adaptando ao sistema, já coloquei em meu github vários projetos de software livre para o pessoal usar como biblioteca de código.
E muita informação, estou adicionado mais material para que possamos ajudar a dar andamento ao projeto.
Vamos lá galera.
https://github.com/marioaugustorama