É “BSD”, “retro” e também algo novo

Dentro dos PIC32 da Microchip residem um MIPS M4K, 128 KiB de memória RAM e 512 KiB de Flash. Ou seja, dentro dele, além de memória, há um processador RISC de 32-bit de baixo consumo de energia e poderoso pois implementa proteção de memória (sabe aquele papo de “kernel space” e “user space”?). Sendo assim, um pessoal resolveu portar um UNIX para este cara…

…mas não qualquer UNIX! NetBSD? Nada moderno e que não caberia em um espaço tão limitado de RAM mas uma versão mais simples da família, o 2BSD! O 2BSD é a versão que rodavam nos PDP-11 e VAX e que ainda é mantido pela comunidade! Foi lançado em 1978, sua última revisão, a 2.11BSD, liberada em 1992 e o último patch do sistema, o 447, data de 31 de dezembro de 2008!

Foi assim surgiu o RetroBSD (nome legal, não?). E o que é que ele tem? (a tradução é pra lá de livre):

  • Requisitos pequeno de recursos, precisando de apenas 128KiB para dar boot e carregar os programas.
  • Memória protegida, os drivers e os programas ficam em partes distintas da memória, não se conversam e não se atrapalham — entendeu Windows 98?
  • Funcionalidade aberta, não só a memória Flash mas também um cartão SD pode ser usado para armazenar dados e programas!
  • Multitarefa real em uma API padrão POSIX (fork, exec, wait4 etc).
  • Ferramenta de desenvolvimento embutida, pois tendo um compilador C instalado você pode recompilar seus programas, ou mesmo o sistema operacional inteiro, sempre que precisar!

Gostou? Na página do projeto há uma relação de placas que possuem o PIC32 e que são suportadas. E aí, já está tendo ideias?

( OSNews )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.