RIP: Douglas E. Smith (1960-2014)

LodeRunnerMSX

Talvez você não esteja ligando o nome a pessoa. Entende-se, é um nome bastante genérico. Mas só de olhar a figura ao lado você provavelmente já desconfia de quem se trata: sim, o autor do clássico e icônico jogo Lode Runner (com o qual este que vos escreve tem uma feliz e amorosa relação de longa data — o jogo, não o autor).

A softwarehouse Tozai Games comunicou hoje o seu falecimento, aos 54 anos.

É um título que dispensa apresentações. Foi lançado originalmente para Apple II em 1983 e portado até hoje para diversas plataformas. Para a maioria de nós micreiros veteranos, foi o jogo que nos introduziu ao maravilhoso mundo da edição de níveis. E pelo perfil dele na Moby Games você pode ver que ele é responsável por muito mais coisa boa além desse jogo.

Douglas E. Smith(Apple II Enthusiasts no Facebook)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “RIP: Douglas E. Smith (1960-2014)

  1. Triste notícia! Douglas E. Smith criou um verdadeiro clássico e apostaria que “Lode Runner” será um dos seletos jogos da era de ouro dos computadores que ainda será conhecido, estudado e (principalmente) jogado em décadas ou mesmo séculos futuros, e isto, de certa forma, manterá viva a memória e o legado deste genial programador/artista.
    A propósito, alguns afirmam que o clássico “King’s Valley” do MSX seria uma adaptação devidamente licenciada (com pagamentos de royalties ao autor) do referido “Lode Runner” mas outros afirmam que “Lode Runner” apenas teria sido uma “inspiração” aos programadores de “King’s Valley” (chupação descarada e inautorizada…rsrs)…Alguém sabe o que realmente ocorreu neste caso? Abraços!