Na Rússia Soviética, teclado restaura VOCÊ!

Oleg Mitin é um retrocomputeiro russo. O que o coloca numa posição privilegiada para mexer em todos aqueles brinquedinhos esquisitos que já mencionamos algumas vezes neste blog e no episódio 33 do podcast (Parte A e Parte B). Caso em questão: um Elektronika UKNC/MS-0511, microcomputador usado em escolas e compatível com o… PDP-11. (Como já dissemos, a Rússia é esquisita.) Senão, vejamos…

O blog dele é todo em russo, mas nada que um tradutor online não resolva. Ao contrário, por exemplo, do japonês, as traduções automáticas de russo saem bastante inteligíveis. Cheguei a ele através de um post no LinkedIn (você provavelmente só vai conseguir ver se tiver conta lá), onde ele narra a restauração do teclado de um MS-0511. (Spoiler: o problema eram as partes metálicas móveis corroídas pela oxidação.)

Restauracao Elektronika MS-0511 00

Restauracao Elektronika MS-0511 01

Restauracao Elektronika MS-0511 02

Restauracao Elektronika MS-0511 03

Ao manifestar minha curiosidade quanto a essa máquina, Oleg gentilmente me forneceu um monte de informação útil:

Fique atento que esses computadores estão disponíveis em duas versões: a para técnicos (CA, 220V, 50 Hz) e a para estudantes (CC, 42V). De qualquer maneira, você precisaria modificar a fonte.

Como ele foi criado na antiga URSS para escolas, toda a informação disponível está em russo. Mas acredito que isso não será problema para você! (Afinal, para isso tem translate.google.com e translate.yandex.com.)

http://pdp-11.ru/UKNC/
http://zx-pk.ru/showthread.php?t=13568
http://archive.pdp-11.org.ru/

Emuladores:
http://code.google.com/p/ukncbtl/
http://bk0010.chat.ru/Soder.htm
http://www.infomag.ru/journals/j010r/

(LinkedIn)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.