Episódio 44 – IBM PC: o fim – Parte A

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Sobre o episódio

Este é o episódio 44 do Retrocomputaria e, com um convidado que não é conhecido no prédio dele, retomamos onde parou o episódio 41 e falamos do fim do IBM PC e sua substituição pelo atual Wintel.

Nesta parte do episódio

Falamos do IBM PS/2, do seu sistema operacional preferencial (o OS/2 original), da sua característica definidora (o bus MCA), a reação do mercado (continuar no ISA, EISA etc) e o que aconteceu.

Também no episódio

Histórias nossas e do nosso convidado.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 44
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander, Giovanni e Juan
  • Convidado especial com verbete próprio na Wikipedia e no Knowledge Graph do Google: Laércio Vasconcellos.
  • Duração aproximada: 56 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas sortidas de jogos que alguns de vocês devem reconhecer quais são.
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

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Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 44 – IBM PC: o fim – Parte A

  1. AHhhh eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeehhhhhhhhhhh!!

    Vocês não sabem o quanto esperei por mais um episódio!

    Maldade de vocês, nos fazer esperar tanto ! É de roer as unhas, das poucas que sobraram.

    Só uma sugestão pessoal, coloquem o intense debate aqui para podermos postar imagens e afins !!

    Muito Obrigado!

  2. Um amigo meu teve um PS/2 model 25 (foto: http://www.100megspopup.com/redawa/Graphics/PS2Model25.jpg ).

    Num mundo repleto de PCs-XTs, sua tela colorida MCGA com 320×200 e 262.144 cores (256 simultâneas) era absolutamente incrível! Não havia para ninguém. O chip AGA do Amiga só chegou 5 anos depois.

    Dava para rodar Wing Commander a “impressionantes” 3 quadros por segundo com seu 8086 a 8Mhz. Uma plaquinha AdLib e todos os queixos iam no chão.

    Bons tempos!

  3. Uma parte do “pacote” PS/2 era a rede Token Ring como alternativa à Ethernet que estava virando padrão.

    O que os engenheiros e a turma de marketing da IBM não conseguiram fazer com o PS/2 os advogados deram um jeito: no início dos anos 1990 a IBM ameaçou processar os fabricantes de “chip sets” (quase todos japoneses na época) e conseguiu fazer eles pagarem royalties por uma patentes que ela tinha do PC AT. Na segunda metade dos anos 1990 ela foi atrás dos fabricantes de PC, inclusive no Brasil, e conseguiu fazer eles licenciarem umas patentes diferentes (as do AT caducariam por volta do ano 2000) de modo que eles devem estar pagando royalties até hoje. O padrão PC deixou de ser algo aberto e se tornou o que a IBM queria que o PS/2 tivesse sido.