E o IBM PCjr também é trintão!

https://i0.wp.com/jscustom.theoldcomputer.com/images/manufacturers_systems/IBM/PCjr-4860/thumb_303168thumb_609333IBM_PC_jr_01_full.jpg?resize=420%2C279

Claro que sem toda a pompa e circunstância de seu contemporâneo da Apple, o Macintosh, o IBM PC Junior, ou simplesmente PCjr para os íntimos, também completa 30 anos de lançamento neste mês de  janeiro (oficialmente só chegou às lojas alguns meses mais tarde, em março do mesmo ano). É claro que a IBM não lembrou e até fingiu que não era com ela mas o pessoal do Slashdot e nós (por puro oportunismo histórico) não esquecemos!

Para quem não se recorda o PCjr era uma versão reduzida e simplificada do IBM PC lançado alguns anos antes pela (então) toda poderosa IBM. Consistindo de um Intel 8088@4,77MHz com 64KiB de RAM, sem a controlador de DMA, entrada para cartuchos(!), três canais de som (usando o SN76489 da Texas Instruments) vídeo VGA (não o VGA que todos conhecemos, um outro VGA que estava mais para um CGA com pequenas melhorias) e, claro, um teclado sem fio!

Veja que lindo, ele em operação:

Por conta do custo elevado e especificações reduzidas para o público ao qual se destinava o PCjr foi um fracasso de vendas, sendo descontinuado em abril de 1987. Melhor sorte teve uma outra máquina, uma espécie de twisted sister, fabricada pela Tandy e vendida pela Radio Shack, o Tandy 1000.

( Ricardo Bánffy no Retrocomputaria/Facebook )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.