A estranha história do ZX81 que achava que era computador sério

PJ Evans, nerd britânico de raiz, voluntário do TNMOC, autoridade mundial em Wafadrive e amante do Estranho, do Bizarro e do Insólito (não necessariamente nessa ordem) desenterrou mais um espécime intrigante dos porões do museu: um ZX81 (o original do qual foram clonados o TK82, TK83, TK85, Ringo, CP200 e outros cá em Terra Brasilis) que alguém com muito tempo sobrando colocou num gabinete super-turbinado.

Pimped ZX81Aí dentro tem impressora térmica, expansão de memória de 16 KB, uma placa de expansão não-identificada (mas já temos fortes indícios do que seja), um teclado profissional (com teclas customizáveis de plástico transparente) e uma ventoinha de responsa para dissipar o calor. A placa-mãe, logo ela, estava irrecuperável, mas como ZX81 por aquelas bandas dá mais que chuchu na serra, achar uma de reserva foi fácil. Foi só trocá-la e… tcha-rããã!

BlutoAté a impressora térmica funciona!

PJ deu ao monstro o carinhoso apelido de Bluto. Se o nome lhe parece estranho, trata-se do nome original de um certo vilão dos desenhos animados:

Bluto action figure(PJ Evans via G+)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “A estranha história do ZX81 que achava que era computador sério