Estamos de volta com unboxings, e agora um muito especial, que marca a chegada do meu Toshiba HX-10D, e um titulador da Sony que é um MSX 2, o XV-J550. Vamos antes às explicações.
Continuo na minha campanha “Um MSX, Um Fabricante Na Minha Casa“. Na última vez em que postei aqui, eram 11 MSX, o Yashica tinha sido o último. Mas eu adquiri um Casio PX-7 em setembro, e o Toshiba HX-10D agora.
O Casio é um caso a parte, pois ele é um MSX pequenininho, tanto que na estante ele está embaixo do National, o maior de todos (mas também, com uma impressora embutida…). O vendedor (meu amigo Werner Kai) já colocou 64 Kb de RAM no pequenino, logo roda tudo que é software de MSX 1. Com uma IDE-Mapper, roda inclusive DOS 2. Nada mau, não? O teclado parece aqueles teclados “chiclete”, dos ZX-Spectrum, mas é um chiclete japonês, de melhor qualidade. Logo, por incrível que pareça, não é ruim digitar nele. Só não é confortável…
Quanto aos Toshiba, sempre gostei dos HX-10. Micro lindinho, não? Muito antes de pensar em coleção, queria ter um. Quase importei um desses, faz um tempo. Não fiz. Mas a busca por um Toshiba MSX 2 (os raríssimos HX-33 e HX-34) sempre foi algo quase inatingível. O último que vi tem pouco mais de um ano, e foi vendido no Mercado Livre. Perdi por pouco. Tentei comprar outros Toshiba (um HX-32 e um HX-51, bem raro). Nenhum é MSX 2. Desisti, voltei os olhos para os HX-10.
E não é que apareceu um HX-10 + cartucho + manual de BASIC no Y!J por 530 ienes? Para quem não entendeu, 530 ienes = R$ 11,93. Sim, ONZE REAIS E NOVENTA E TRÊS CENTAVOS. Irei falar mais disso quando retomar a série de artigos sobre compras online (sim, ela será finalizada), mas os japoneses preferem vender em sites de leilão do que pagar para os lixeiros levarem. E os ocidentais fazem a festa.
Logo, no vídeo abaixo, você pode ver o Toshiba HX-10D (meu segundo MSX vermelho) e mais alguns itens que o André Tavares comprou, entre eles o titulador XV-J550, que é um MSX. Explico isso depois do vídeo.
O titulador é um caso à parte. Ele é o modelo XV-J550, da Sony, e é um MSX 2 completo (sim, tem até um V9938 com o logotipo querido nosso lá). A única diferença é que a BIOS mudou, por motivos óbvios. Por mais que o André não queira que divulguemos, está aqui um site com informações a respeito. Só que está em japonês, mas nada que um Google Translate não resolva.
Em tempo, já conseguiram fazer o que ele quer fazer com o titulador. O vídeo está aí embaixo:
Tem mais vídeos no perfil do autor (são 4). Agora, tentem adivinhar quanto ele pagou nesse titulador? Deixo para vocês tentarem aí embaixo.
Eu sei quão caro custa essa bodega, mas vou ficar quieto 🙂