Primeiro vislumbre do OldBits Dev Studio funcionando

Pra não acharem que é vaporware! Tudo indica que temos uma ferramenta supimpa de desenvolvimento para MSX chegando em breve para alegria dos retronerds. Dou a palavra para um dos criadores da ferramenta, Ângelo Marcelo:

No dia do encontro MSXRio 2013 não estávamos preparados para realizar uma apresentação formal e por conta da atenção solicitada por aqueles que estavam ali presentes acabamos por não demonstrar a ferramenta, gerando assim muitas especulações a respeito de haver ou não de fato uma ferramenta de desenvolvimento (em desenvolvimento).

Por conta desse pequeno “desencontro” resolvemos postar um vídeo demonstrando a construção de um pequeno demo utilizando a OldBits Dev Studio. Perdoe-nos pelo “amadorismo” por estar sem áudio, mais além da falta de tempo também tivemos algumas dificuldades técnicas.

Gostaríamos também de deixar claro que nossos esforços estão voltados para a conclusão da ferramenta, e conforme a oportunidade pretendemos disponibilizar mais informações a respeito do projeto.

Segue o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=TQ7ULZXSgcc

Atenciosamente,

– OldBits Rulez –

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Primeiro vislumbre do OldBits Dev Studio funcionando

  1. Perai, eu lembro que anos atras existia uns jogos tipo Zanac portados pra PC que com alguma combinação de teclas entravam no debugger to turbo pascal. Qual é a ideia ai? vc compila com um emulador de msx built in?

    1. Tiago,

      a ferramenta é uma IDE nos moldes de um Visual Studio, rodará no PC/Windows e gera no final o executável para o MSX. Durante o desenvolvimento você poderá testar o seu projeto em um emulador de forma integrada.

      Valeu

        1. Há um parser que desmonta o código original em pascal e vai remontando em ASM para o processador nativo (nesse caso o z80) e as demais chamadas de bibliotecas já estão em ASM. Ao final temos o código pronto para que um compilador ASM transforme no binário para o MSX.

  2. To doido pra botar as mãos nessa ferramenta. Simplesmente demais.

    1. Atualmente a ferramenta gera código z80 (que serve também para o MC1000) mas não possui as bibliotecas necessárias para a plataforma (video, som, teclado etc). Em breve estaremos completando com código de outras cpus e plataformas.

      Valeu

  3. Gostaríamos de agradecer a equipe Retrocomputaria pela divulgação e todo o apoio. Estamos à disposição para esclarecimentos sobre o projeto.

    Abraços

  4. Muito bom, aliás excelente.
    Gostaria de auxiliar no desenvolvimento e testes da ferramenta.
    Não seria interessante fazer a mesma virar open source?
    Não sei qual o objetivo de vocês (comercializar ou não) mas acredito que muita gente poderia auxiliar codificando ou corrigindo bugs.
    Eu conheço bem c# e gostaria de contribuir.

    1. Infelizmente nenhuma notícia. Mas cremos q o projeto n está parado, mas caminhando com passos curtos mas constantes.