Pra não acharem que é vaporware! Tudo indica que temos uma ferramenta supimpa de desenvolvimento para MSX chegando em breve para alegria dos retronerds. Dou a palavra para um dos criadores da ferramenta, Ângelo Marcelo:
No dia do encontro MSXRio 2013 não estávamos preparados para realizar uma apresentação formal e por conta da atenção solicitada por aqueles que estavam ali presentes acabamos por não demonstrar a ferramenta, gerando assim muitas especulações a respeito de haver ou não de fato uma ferramenta de desenvolvimento (em desenvolvimento).
Por conta desse pequeno “desencontro” resolvemos postar um vídeo demonstrando a construção de um pequeno demo utilizando a OldBits Dev Studio. Perdoe-nos pelo “amadorismo” por estar sem áudio, mais além da falta de tempo também tivemos algumas dificuldades técnicas.
Gostaríamos também de deixar claro que nossos esforços estão voltados para a conclusão da ferramenta, e conforme a oportunidade pretendemos disponibilizar mais informações a respeito do projeto.
Segue o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=TQ7ULZXSgcc
Atenciosamente,
– OldBits Rulez –
Perai, eu lembro que anos atras existia uns jogos tipo Zanac portados pra PC que com alguma combinação de teclas entravam no debugger to turbo pascal. Qual é a ideia ai? vc compila com um emulador de msx built in?
Tiago,
a ferramenta é uma IDE nos moldes de um Visual Studio, rodará no PC/Windows e gera no final o executável para o MSX. Durante o desenvolvimento você poderá testar o seu projeto em um emulador de forma integrada.
Valeu
Então vc gera codigo final compativel com MSX. como?
Há um parser que desmonta o código original em pascal e vai remontando em ASM para o processador nativo (nesse caso o z80) e as demais chamadas de bibliotecas já estão em ASM. Ao final temos o código pronto para que um compilador ASM transforme no binário para o MSX.
To doido pra botar as mãos nessa ferramenta. Simplesmente demais.
Dá pra botar pra funcionar no MC-1000? 😉
Atualmente a ferramenta gera código z80 (que serve também para o MC1000) mas não possui as bibliotecas necessárias para a plataforma (video, som, teclado etc). Em breve estaremos completando com código de outras cpus e plataformas.
Valeu
Quando estiverem nessa fase, dêem publicidade. Gostaria de ajudar.
Emerson, cliquei no seu link e vi o site. Ele é seu?
Sim, é. Tem dado uma bela trabalheira, mas até que o “patinho feito” da microinformática brasileira está relativamente bem documentado, não? ^_^
Gostaríamos de agradecer a equipe Retrocomputaria pela divulgação e todo o apoio. Estamos à disposição para esclarecimentos sobre o projeto.
Abraços
Muito bom, aliás excelente.
Gostaria de auxiliar no desenvolvimento e testes da ferramenta.
Não seria interessante fazer a mesma virar open source?
Não sei qual o objetivo de vocês (comercializar ou não) mas acredito que muita gente poderia auxiliar codificando ou corrigindo bugs.
Eu conheço bem c# e gostaria de contribuir.
Alguma novidade desse projeto?
Infelizmente nenhuma notícia. Mas cremos q o projeto n está parado, mas caminhando com passos curtos mas constantes.