Como alguns sabem, temos vários ouvintes, e muitos deles são nossos amigos, outros tornaram-se nessa caminhada de quase 3 anos e meio. Um desses que eu tive o prazer desgraçado e a satisfação maldita de conhecer pessoalmente, em 2012, foi o Eliazer Kosciuk (KlaxMSX). Conheci-o em Porto Alegre, em julho de 2012, e é um ouvinte nosso, fã do agora-balzaquiano micro querido. Empolgado com o episódio 33 (Micros da Cortina de Ferro), o Eliazer reuniu vários links que falam de MSX em países do Leste Europeu. Muita, mas MUITA coisa interessante. Vale a olhada. Então, quer ver? Clica aí embaixo…
Atenção, este é uma cópia do post original, encontrado aqui. Os créditos são TODOS do Eliazer.
Entusiasmado com o episódio do Retrocomputaria sobre os Micros da Cortina de Ferro (para quem quiser ouvir: Parte A e Parte B), resolvi ir à caça de alguns programas de MSX da extinta URSS, pois eu já tive uma boa coleção deles a muito tempo atrás, mas que acabei perdendo em um destes acidentes que ocorrem com HDs sem backup 🙁
Pois bem, comecei as buscas pelo Google, mas os primeiros resultados foram bastante frustantes, para não dizer totalmente infrutíferos. Somente depois de algum tempo me dei conta de que deveria fazer as buscas no Google Russo… e aí a brincadeira começou a fazer sentido! Compartilho aqui alguns links que acabei conseguindo:
- MSX-forever: uma das primeiras [re]descobertas, aqui encontrei muito material. Destaque para a sessão de programas, onde há muita coisa interessante para baixar, entre compiladores, sistemas operacionais, documentações, etc. Na sessão de jogos originais, na sub-sessão da seleção dos melhores encontrei uma das primeiras “pérolas” russas: o jogo Tetris II, ou Tetris GT (MSU).
- página de MSX do Marat Fayzullin, dentro do portal Komkon. Para quem não lembra, o Marat é o criador do emulador fMSX. Mais material russo por aqui, como links para sites, programas e documentações russas, incluindo o TOR, o clone do Norton Comander e um dsk com vários games russos, incluindo o Major Pistoletov. Para os curiosos, deixo a pasta MSX do ftp da Komkon…
- página de MSX no site e.g.Orius’, com destaque para games, mais programas russos, e uma página explicando o uso do MSX nas salas de aula soviéticas, onde os MSXs eram usados em rede.
- o verbete MSX na Wikipédia em russo, com informações bem completas sobre o sistema.
- site do músico Rodionov, com várias músicas compostas utilizando um MSX Yamaha (olha aí… material para um futuro RetroHitz! 😉 )
- fotos, muitas fotos, sobre o MSX-2 da Yamaha, esse micro que parece ter sido bem popular por trás das cortinas de ferro. São fotos de manuais, de placas, periféricos, esquemas, e muito mais.
- blog russo sobre o Metal Gear.
- outra página russa sobre o MSX, com documentações, orientações e circuitos. Destaque para o raioX no MSX DAEWOO CPC e a página com documentação sobre o VDP do MSX V9938. Na página principal desse site, há muitas informações sobre retrocomputadores e retroconsoles na russia…
- blog MSX msxovich: muito material disponível, merecendo uma sublista de links:
- notícia sobre o demo do Terminator II, otimizado para usar 256Kb de RAM e acesso rápido ao HD (vide discussão no forum do MSXVillage), reedição do demo Terminator II, que havia sido feito em 1992 e estava perdido, mas que também teve seu arquivo localizado e disponibilizado para download. (OBS.: tem mais um arquivo disponibilizado, e posso ter feito alguma confusão na tradução, mas a ideia geral é essa…).
- um “arquivão” de 1,5Gb com programas, jogos, documentação, revistas, e outros materiais de MSX (esse arquivo é recorrente na internet).
- mais arquivos para o MSX Yamaha: http://yadi.sk/d/VCqQN0S03-QJ4 e http://yadi.sk/d/m8D-30iT305Qq
- um pacote de demos para o MSX, selecionados do site Pouet.
- história, arquivo com ROMs e emulador, mapa, dicas e capas da tradução russa do Metal Gear 1 e 2.
- YRM-506 FB-01 Voicing Program by Yamaha.
- Livro de algoritmos Basic para MSX e MSX2, em russo.
- Documentação dos micros MSX Yamaha, em russo.
- Arquivo com o conteúdo de 49 disquetes, com jogos MSX (ainda não consegui explorar esses).
- E ainda há mais arquivos, esquemas de micros e de expansões, fotos, placas, documentações e outros assuntos relacionados ao MSX na URSS para explorar nesse site…
- Por falar em fotos e esquemas, vale a pena visitar esse link, onde está o arquivo de imagens do blog MSX msxovich. Muita coisa disponível por lá! Confiram!
- Outro link com toneladas de material para baixar é o site do Novatec Group, grupo de desenvolvedores MSX fundado em 1997, em Moscou. Destaque para os projetos de hardware, muito bem documentados, e também para a sessão Software Archive, com muitos programas, utilitários e jogos, muito bem organizados. O site está em inglês, e é parada obrigatória para quem quiser conhecer o que foi desenvolvido em termos de MSX na URSS.
- Um site que tinha muitas informações sobre o MSX na URSS, mas que infelizmente “não está mais entre nós”, foi o MSX Fun. Graças ao Wayback Machine, ainda podemos ter uma ideia de tudo o que estava disponibilizado por lá…
Para encerrar essa pesquisa, deixo mais três links aqui, que, embora não relacionados diretamente ao MSX, farão a alegria de quem gosta de retrocomputação:
- comunidade russa sobre retrocomputação, bem abrangente, inclusive com links de MSX.
- Uma competição de 2007 de criação de jogos para Spectrum, mas que tem links para uma placa de um “novo” spectrum.
- O site da revista russa “Downgrade“, também sobre retrocomputação na rússia, com 9 números para baixar, sendo o último de 2013!
Espero que façam bom proveito desses links. Há muita coisa ainda a ser explorada, principalmente se abrirmos o leque da pesquisa para outras plataformas de micros da retrocomputação. Mas isso será assunto para outro artigo…