Alguns dias mais velha que o MSX. (E conseguiu viver alguns anos a mais.) Em 5 de junho de 1983 entrava no ar pela primeira vez a Rede Manchete, canal 6 do Rio de Janeiro, ocupando o espaço deixado pela clássica TV Tupi.
Lembram de Dona Beija? De Conexão Internacional? De Cavaleiros do Zodíaco? Da Xuxa pré-Globo? De Documento Especial? (Sintam-se à vontade para denunciar omissões gritantes da minha parte nos comentários.)
Por que semi? Por que não totalmente off-topic? Por causa do tema de abertura de Conexão Internacional (tocando o musicão “Lucifer” do Alan Parsons Project). Detalhe do “efeito especial” mantendo a barra de espaços apertada.
E que computador será esse? (Clique para ampliar)
Vale lembrar também Patrulha Estelar (que agora tem remake no Japão yamato 2199), Acredite se quiser (que passava sexta feira), os tokusatsu, Piratas do Espaço, Don Dracula…
Super Aventuras (Manga Sekai Mukashi Banashi)
Para quem curtia muito a Manchete, como eu, estão para soltar um documentário sobre a finada emissora. Meu amigo jornalista, o Carlos Bighetti, comenta sobre a participação dele:
http://www.youtube.com/watch?v=58lQy0auGo8
Vai ser muito legal!
Aqui há a página do FB sobre o documentário, que foi lançado ontem.
https://www.facebook.com/documentariotvmanchete?fref=ts
Momento sincronicidade junguiana: está tocando Eye in the Sky no rádio. Acho que a última vez que ouvi Alan Parsons no rádio foi no século passado.
O “computador” em questão não é um computador e sim um terminal IBM 3277, da família 3270 — https://en.wikipedia.org/wiki/IBM_3270 — a tela está estranha mas é por conta dela estar achatada.
A musica do logo da rede Manchete é na verdade do filme contatos imediatos do terceiro grau, que por sinal foi o primeiro (ou um dos primeiros) filme que passou na Manchete
http://www.youtube.com/watch?v=58lQy0auGo8
http://www.youtube.com/watch?v=H4Kgzn3tDQU