Cortesia de James Lawless (não, não é parente) da comunidade Retro Computing do Google+. Diz ele que pertencia à ex do irmão, que agora mora do outro lado do país (a ex, não o irmão), então ele não sabe nada sobre o bicho e pediu ajuda aos universitários. Parece ser um editor de texto dedicado, talvez algo como o AlphaSmart Pro. Ou talvez um computador de uso geral como o Amstrad NC100 ou o Tandy 100/200.
Moleza, certo? É só googlar e deve pipocar link pra um monte de site de retrocomputação dando as características da máquina. Provavelmente o old-computers.com ou algum outro tem…
XONGAS. Não se acha nada pesquisando online. Isto nem é mais uma mosca branca, é uma mosca ultravioleta. Qual o processador? Qual a memória? Qual o armazenamento? As interfaces são de quê? Em que ano foi fabricado? Qual a voltagem? (Nem fonte tem.) Mistério total.
Um dos comentaristas no G+ tem vagas lembranças dele estar à venda entre 1987 e 1988 e ser voltado para jornalistas. (Como o Tandy 100.) E tinha uma porta serial que podia ser usada por impressora ou modem. E é só.
Quem souber algo sobre esta geringonça do além, por favor, esclareça-nos nos comentários. Desde já agradecemos.
UPDATE: Com a inestimável ajuda do Lous Lipp abaixo, descobri que o nosso colega “sem lei” estava viajando na maionese. O quase-micro é um Brother PowerNote PN-4400. E mais uma vez o dia foi salvo pelos Fudebas Super-Poderosos!