Colecionadores e compras online… Problemas com os sites.

Esse post é o primeiro de uma série que eu tenho me sentido impelido a escrever. Infelizmente, o foco será plenamente em MSX, que é a máquina que eu conheço e por ela é que eu tenho vagado em leilões e sites. Mas no futuro essa série deverá ter outros colaboradores, capazes de falar sobre outras plataformas também.

Vale também dizer que esse post será o primeiro de uma série, não terá uma certa ordem cronológica de forma obrigatória, e que trará dicas a respeito de compras no exterior. No futuro, espero transformar isso em dicas de itens interessantes vistos em leilões por aí.

Ah, e esqueci de dizer, o post é longo. Então, se quiser continuar a ler, é por sua própria conta e risco.

Vamos a um pouco de história: Comecei no MSX em 1986, e de lá nunca sai. Mas em meados dos anos 1990, descobri os leilões eletrônicos, sites que ainda não existiam no Brasil, e eu já tinha uma conta no Paypal, e vasculhava o eBay atrás de coisas interessantes. Lembro-me que comprei:

  • Uma caixa com 5 Zip-disks, que foram muito úteis para transportar arquivos. No tempo em que pendrives não existiam, e que gravadores de CD/DVD eram muito caros, os Zip-Drives eram uma solução. Se bem que o propósito também foi retrocomputacional, para usar no meu (na época, único) MSX Turbo-R com uma controladora SCSI. Para quem não entendeu, eu tinha (e tenho) Zip-drive SCSI. Aliás, eu tinha 2.
  • Uma placa de som Sound Blaster 16, completa, na caixa. Segundo a senhora que me vendeu (e mandou para o Brasil!), essa placa foi adquirida por ela para presentear seu marido no Natal… Mas ele comprou uma AWE32, talvez para ouvir “Jingle Bells” com mais definição sonora. Logo, ela estava vendendo, e eu arrematei.
  • Um Zip-Drive SCSI refurbished (já sei que terei que explicar isso também).

Além dele, teve um DVD do anime do Salamander (sim, a Konami fez um anime do Salamander!) e o CD com a trilha sonora do Metal Gear Solid 1, sem contar o Red Disc, do Metal Gear 2. São itens que dão orgulho de ver na minha estante.

Posteriormente aos “anos de chumbo”, de disparada do dólar e do arrocho da legislação para importações, evitei olhar os leilões de fora do Brasil para não entrar numa de “Reacionário de sofá“. Mas o “bichinho” retrocomputacional me mordeu em 2012, e dos 3 MSX, estou agora com 6 MSX, com perspectivas de aumentar a coleção.

Então, essa série de posts é para falar compra e venda, de leilões, de compras on-line, histórias, gente malandra e gente otária, oportunidades incríveis que tive e oportunidades que perdi… Como disse, não tem a menor pretensão em ter alguma cronologia, é algo feito “no tapa”.

Vocês notaram que eu coloquei o logo do MercadoLivre aí em cima, certo? Bem, (quase) todo mundo tem uma história escabrosa do ML, o que motiva vários a chamarem de MercadoPobre, MercadoPodre, MercadoLixo e por aí vai.

Eu não conheço quem teve problemas com o Paypal, ou com o eBay. Aliás, todos os relatos que procurei na Internet e achei, falam que eles resolveram o problema rapidamente. Já o MercadoLivre… Mau pai diria que são argentinos querendo sacanear os brasileiros. Vendo toda essa situação, eu não duvidaria muito não.

Achei algumas coisas a respeito do MercadoLivre que eu não sei sinceramente se ajuda ou revolta mais… De qualquer forma, melhor listar aqui caso alguém precise:

  • O MercadoLivre não tem SAC ou telefone oficial de contato. Existe uma cobrança do PROCON-SP quanto a isso desde 2010 (conforme essa notícia do Jornal da Tarde, do grupo do jornal Estado de São Paulo), mas não sei se atualmente há algo. Eu não vi nada no site.
  • Número de atendimento relacionado a MercadoPago: 0800-7767246.
  • O máximo que eles disponibilizam é um telefone 0800 para pessoas que tem o seu perfil bloqueado, para fazerem o desbloqueio e possam resolver o problema através (apenas) do site: 08007767246.
  • Tem um número de telefone do tipo 0800 para um escritório de cobrança que presta serviços ao ML: 0800-8911897.
  • Falaram no e-mail do Paulo Dias, que é um funcionário do ML muito atencioso: [email protected] ou [email protected].
  • E-mail oficial de contato no ML: [email protected]
  • Seguem endereços apurados, e mais números de telefones. Só que temos 2 endereços, no Brooklin Novo e em Alphaville, qual dos dois vale?
  • Endereço 1:
    Rua Arandu, 281 cj 82 – Blooklin Novo – São Paulo (SP) – CEP 04562-030 – 11 5103-0277/11 5103-0278/11 5103-0275/11 5508-2361/11 5508-2366
  • Endereço 2:
    Rua Yojiro Takaoka, 4350 lj 5A – Alphaville – Santana de Parnaiba (SP) – CEP 06541-038 – 11 4153-9970/11 4153-2290/11 4153-1480/11 4153-2779/11 4153-1130/11 4153-4551/11 4153-1630
  • Mais um telefone: 11 3040 4162.

Vamos às dicas para compras no MercadoLivre, que são mega-conhecidas, mas ainda necessárias:

  1. Procure comprar de pessoas que você conheça, ou que tenha boas referências a respeito. Dinheiro não nasce em árvores, e ninguém gosta de perdê-lo.
  2. Veja a qualificação do vendedor. Nós não sabemos qual é a equação do MercadoLivre para calcular a qualificação, portanto temos que confiar nela. Se ela for alta, isso aumenta a confiabilidade do vendedor. Se é baixa… Arrisque se quiser.
  3. O MercadoPago não serve apenas para pagar parcelado (e com juros), mas também você pode usá-lo como um intermediador, como o Paypal faz. Claro que eles cobram comissão de quem vende. Então, nesse caso, você deve ver se o vendedor aceita. Informe-se melhor sobre como o MercadoPago funciona.
  4. Se o vendedor for da sua cidade, melhor. Combine e retire o produto pessoalmente.
  5. Melhor ainda se ele aceitar pagamento contra entrega. Facilita sua vida.

Mais alguma coisa? Não sei… Falem aí, nos comentários. Na próxima, quero falar sobre os espertalhões que anunciam coisas velhas e que acham que são valiosas. E isso não tem só no MercadoLivre não, tem em todo lugar. Até lá!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.