Computadores “down under”!

Como sabemos (eu acho), a Austrália é a terra de cangurus, ex-colônia penal britânica e a pátria do Ian Thorpe. Lá também houve uma certa cena computacional nos loucos anos 1980, e o nosso amigo saltador de tubarões enviou-nos o link de uma bizarrice encontrada por ele no eBay: Um computador australiano, da marca MicroBee!

Para quem não sabe, a MicroBee é uma série de computadores desenvolvidos por uma empresa australiana, chamada Applied Technology, produzidos entre 1982 e 1990. São baseados em Z-80, e a empresa aproveitou seu expertise em placas com o barramento S-100 para ousar e produzir o seu computador. Esse aí ao lado é o modelo Computer-In-A-Book, seguido pelo MicroBee 32 IC (embaixo).A versão com disquetes rodava CP/M, mas em si, não é nada parecido com o que conhecemos. Ou seja, um ornitorrinco da retrocomputação.

Ficou curioso? Então leia o verbete a respeito dele, na Wikipédia. Se você gosta de micros bizarros e não tiver medo do frete Austrália-Brasil, clique nesse link aqui. Existem poucos itens relacionados, mesmo no eBay australiano. Mas, quem sabe? Divirta-se e… G’day!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Computadores “down under”!