Esta veio pelo Rogério Kauer, diretamente da lista AmigaBR do Yahoo!Grupos! Após um longo e tenebroso inverno de exatos 19 anos (sério!) foi lançada nova versão do SysInfo, o mais notório programas de diagnóstico de hardware e testes de performance do Commodore Amiga (e se bobear para qualquer computador) no mundo! Entre as novas funcionalidades, além dos novos mantenedores do código (devidamente autorizado pelo Nic Wilson), está uma rotina que enxerga mais do que 64Mb de RAM, detecção do MC68060 e de várias placas aceleradoras das mais recentes.
Arquivo diários:09/11/2012
Computadores “down under”!
Como sabemos (eu acho), a Austrália é a terra de cangurus, ex-colônia penal britânica e a pátria do Ian Thorpe. Lá também houve uma certa cena computacional nos loucos anos 1980, e o nosso amigo saltador de tubarões enviou-nos o link de uma bizarrice encontrada por ele no eBay: Um computador australiano, da marca MicroBee!
Para quem não sabe, a MicroBee é uma série de computadores desenvolvidos por uma empresa australiana, chamada Applied Technology, produzidos entre 1982 e 1990. São baseados em Z-80, e a empresa aproveitou seu expertise em placas com o barramento S-100 para ousar e produzir o seu computador. Esse aí ao lado é o modelo Computer-In-A-Book, seguido pelo MicroBee 32 IC (embaixo).A versão com disquetes rodava CP/M, mas em si, não é nada parecido com o que conhecemos. Ou seja, um ornitorrinco da retrocomputação.
Ficou curioso? Então leia o verbete a respeito dele, na Wikipédia. Se você gosta de micros bizarros e não tiver medo do frete Austrália-Brasil, clique nesse link aqui. Existem poucos itens relacionados, mesmo no eBay australiano. Mas, quem sabe? Divirta-se e… G’day!