Episódio 26 – Parte C – Apple II

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Este é o Retrocomputaria 26.
Com Ricardo Bánffy como convidado, fazemos o dossiê Apple II. Falamos do Apple IIe Card (que permitia a seu Macintosh LC rodar softwares de Apple), do Apple IIgs, de periféricos para a linha, dos clones, dos softwares (com destaque para o Visicalc e o AppleWorks “Classic”), dos jogos e do Tiger Learning Computer.
Ficha técnica:

  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
  • Convidado: Ricardo Bánffy
  • Duração aproximada: 57 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas de jogos do Apple IIgs

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Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

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  1. Aluns adendos:- O primeiro jogo lançado pela EA foi para Apple II: Hard Hat Mack – http://en.wikipedia.org/wiki/Hard_Hat_Mack – esse jogo gerou controvérsia porque faz de vilão um fiscal de Segurana do Trabalho.- Entre as várias planilhas concorrentes do VisiCalc, faltou citar o SUperClc, que rodava em CP/M e, se não me falha a memória, MS-DOS. A versão em CP/M, como este SO não tinha vídeo reverso como padrão, marcava a célula corrente circundando-a com sinais .- Outra planilha concorrente, esta também para Apple II e obscuríssima, era a “THE Spreadsheet”. Sim, o nome era esse. Boa sorte tentando googlar. Ela funcionava igualzinho ao VisiCalc, só que permitia que as colunas tivessem largura diferente (no VisiCalc todas as colunas tinham a mesma largura). Isso era uma mão na roda. Não lembro do fabricante. Beagle Bros? Talvez, não sei. Nunca mais achei referência alguma a esse produto, mas eu JURO que ele existiu. De verdade.- O Lode Runner tinha um add-on maneiríssimo que era um editor de níveis. Na minha cópia, um lado do disquete tinha os níveis “oficiais”, e no outro ficavam armazenados os que você criava. Esse jogo foi portado (e muito be portado, diga-se de passagem) para o MSX, mas desconheeço editor de níves para esse.- E não podemos esquecer a velha piada: existem três grandes paradoxos na língua inglesa, “military intelligence”, “business ethics”, e “Microsoft Works”.

  2. Um editor que usei bastante no Apple II se chamava “Magic Window”. Ele usava o modo gráfico para mostrar 66 colunas com caracteres bem ruinzinhos. Na falta de uma placa de 80 colunas, era o melhor que dava para fazer. Tinha também um sistema de formatação de texto chamado “Gutenberg”, que seria algo como o Latex. Dava bastante trabalho para usar, mas o resultado era bom.Eu fiz algumas animações no Apple II com o programa TGS (The Graphics Solution) que era a coisa mais primitiva possível. O programa “Take 1” era muito mais amigável, mas menos popular no Brasil em função de ter um sistema de proteção contra cópias razoavelmente bom.

  3. Com relação aos comentários, a surpresa do Atari para a RetroRio não era a MyIDE, pois essa já estava comigo. A surpresa era a RAM 320XL, uma expansão de memória que conecta na porta PBI. Infelizmente essa eu só recebi após a RetroRio, mas fiquem tranquilos que eu levo na próxima ou em uma MSXRio se me permitirem…rsrsrsAbs,Daniel

    1. Eu, como promíscuo que sou, aprovo totalmente essa iniciativa. (E aproveito pra manifestar a intenção de levar o MC-10 com a expansãozinha de memória que montei.)Resta ver o que o fiel & monogâmico curador do evento decidirá.

  4. MSXRio é encontro de MSX. Logo, por + q sejamos simpáticos a outras plataformas… No way, dudez. =)

  5. Depois de ver este link do “computador de brinquedo” Apple II fiquei pensando: Que “hardware” é usado nos “notebooks” infantis de hoje?