IBAGENS do encontro de Sinclair em São Paulo.

Pessoal, esquecemos de avisar do encontro de usuários de Sinclair que ocorreu em São Paulo (*), mas ainda há tempo de você ver as fotos que o nosso amigo BrancoRP2000 fez nesse encontro que ocorreu no A do grande ABCD paulista (sim, foi em Santo André).

Quer ver as fotos? Então clica aqui. O que teve? Além do SAM Coupé que abre esse post, tivemos TK-85, TK-82c, TK-83, NE-Z8000, TK-90x, TK-95 em gabinete de PC, Sinclair QL, clone de Spectrum com teclado profissional… Teve de tudo um pouco, relacionado às criações de Sir Clive Sinclair. Além dos equipamentos, houve a presença de algumas figuras carimbadas do cenário retrocomputeiro nacional. Imperdível. O BrancoRP2000 também fez um vídeo, que está disponível aqui, no Ustream.

(*) Mea culpa dividida: Nós não lembramos, e ninguém da organização mandou os dados para nós divulgarmos. Então, buuu para ambos!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “IBAGENS do encontro de Sinclair em São Paulo.

  1. Olhando as fotos do TK82C me remete aos anos 80 quando adolecente ganhei um Tk82C com 2KBytes RAM e 8Kbytes ROM.

    Curiosiomante tambem me relembrou que o mecanismo que vai permitir o MSX interagir com o ARM (MSXARM) de forma performatica sem o uso de DMA que esta indisponivel no MSX foi baseada na eletronica do TK82-C(Zx81)

    Na decada de 80 dissasemblei as rotinas de geracao de video do TK82-C e achei algo bastante curioso. As rotina de geracao de video fazia um JMP para a area de video(Frame buffer). Depois analisando o esquema eletrico descobri que na verdade uma eletronica interna gera uma intrucao NOP no Z80 enquanto endereca a area de RAM de video(Isso feito de uma forma bem simples atraves de 8 resistores e um buffer opencolector). O byte lido da RAM eh eviado para um shift register que por sua vez gera o sinal de video.

    O mecanismo do MSXARM eh semelhante porem as instrucoes Z80 sao geradas dinamicamente em uma logica na FPGA. Portanto o projeto do MSXARM de alguma maneira tem o dedo do Sir Clive Sinclair!!