Segundo a Wikipédia, “o Intel 8051 faz parte de uma popular família de microcontroladores de 8 bits lançada pela Intel em 1977. É conhecido por sua facilidade de programação, em linguagem assembly graças ao seu poderoso conjunto de instruções. É tido como o microcontrolador mais popular do mundo, pois existem milhares de aplicações para o mesmo, e existem pelo menos dois mil fabricantes produzindo variantes e clones do modelo. Atualmente possui diversos modelos clones sendo produzidos por empresas diversas à Intel. Por ser um microcontrolador CISC, oferece um conjunto de instruções muito vasto que permite executar desde um simples programa que faz piscar um LED até um programa de controle de acesso controlado por rede.”
Então, ainda há pessoas que desenvolvem projetos fazendo uso de microcontroladores Intel 8051. Onde? no Hack-a-Day, ora.
Meu projeto de fim de curso na engenharia (1987) foi com 8051. No dia da entrega, ele funcionava apenas parcialmente e o veredito foi REPROVADO. Aí nos deram mais 24 horas para completar o projeto. Com os nervos em cacos, trabalhamos virados e conseguimos eliminar alguns dos bugs, mas não todos. Reapresentamos o projeto certos que nossos diplomas tinham ido pro buraco (no IME reprovação em qualquer coisa é desligamento), a banca ficou reunida por duas horas, e depois nos aprovaram.
Ainda tenho flashbacks do tipo “veterano da guerra do Vietnã”. DO NOT WANT.
Claro que usam, EU uso pra varios dos meus projetos o 8051…Ele ainda é um microcontrolador muito versatil e de baixissimo custo. Um 89C51 na Sta custa DOIS (d o i s) reais. 4K de memoria, 40 pinos, só nao tem conversor A/D. Pode? ;oD