Na onda dos “mini consoles” (que falamos noutro dia), agora vem da Coréia do Sul um projeto de um Zemmix Mini. Sim, um MSX pequeno. E no que consiste esse dito cujo?
Bem, basicamente é um Raspberry Pi 3, com um emulador (uma variante do BlueMSX, o BlueberryMSX), carregando uma BIOS de MSX 2+ coreana e com uma placa conectada à GPIO do Raspberry Pi. Nessa placa você pode espetar um cartucho de jogo de MSX e rodá-lo no emulador.
Tem saída de vídeo HDMI e AV (as do Raspberry Pi), num gabinete de um Zemmix (tem nas cores originais do dito cujo, não só a acima). Ele tem 15 cm x 12 cm x 5 cm, deverá ser lançado em dezembro, a um custo de 300 “moedas” (não foi especificado qual seria a moeda, apenas que vai ficar caro). Obviamente vai ser feito pensando apenas no mercado coreano.
Essa placa que eles tem conectada é a RPMC, projeto do Meesokim, e que está (adivinhe aonde?) no GitHub. Tem uma foto aí embaixo.
E aí que o Victor Trucco anunciou a produção dessa placa aqui. R$100 somente a placa sem componentes, envio já incluso ou R$150 + envio montada e testada.
Opinião? Fica pro próximo post.
Que massa!!!!
Uma placa dessas no formato de uma placa de um Hotbit ou Expert seria interessante pra dar vida a alguma carcaça de micro vagando sem alma por aí….
O Luis Luca estava fazendo a M5X para ser colocada no HotBit mas desistiu pela segunda vez, então sem esperanças de reviver um Sharp nacional.
Já o Expert, o véio fudeba as vezes solta “a última” Expert3 a venda no site dele.
Faltou aquele link amigo pro github:
https://github.com/meesokim/msxslot
Danjovic, ta na hora de expandir esse projeto pra adicionar uma porta de teclado pro hotbit, nao acha? 🙂
quem acompanha o grupo do Facebook, sabe que peguei o projeto e indiquei ao grupo e o Trucco já refez a placa e vai fazer uma fornada! Já estou dentro, só não vou querer esse gabinete feio pra caramba…