O ProgramBytes48K fez alguns artigos sobre uso de POKEs em jogos do ZX-Spectrum. E o escolhido foi o Abu Simbel Profanation. Está aqui a parte 1 e a parte 2. Imunidade, vidas infinitas, um emulador (o FUSE) e um texto bem explicadinho. Interessante, se você quer entender como os jogos espanhóis da Era de “Bronze” funcionam.
4 pensou em “POKEando jogos de ZX-Spectrum.”
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Interessante, eu fazia isso com o cartucho MegaAssembler do MSX e seguia essa receita bem simples: subia o jogo normal e anotava a quantidade de vidas, por exemplo 5. Depois com o cartucho carregava os binários e procurava um valor 05 ,mudava para FF e via o resultado… fiz até uma lista de games que consegui pokear e tentava vender uns exemplares impressos na minha GRAFIX-MTA lá na Paulisoft, mas sem sucesso kkk
Eu também passei bons tempos procurando os locais onde o jogo armazenava a vida. Tinha um cartucho do Simple e alguns programas que escrevi para achar sequências de bytes como 3e 03 02 xx xx que era LD A,3 / LD (xxxx),A. Depois procurava todas as ocorrências de xxxx e ia analizando o que o código fazia, por exemplo decrementar o conteúdo daquela posição de memória e saltar para um endereço diferente conforme o resultado. Quando achava bastava substituir algumas instruções por NOPs pra ter vidas infinitas. Contudo, alguns jogos como Gunfright exigiam desabilitar o incremento de vidas também, pois ele “estampava” a tela com a sua quantidade de vidas, e se o valor fosse muito alto ele corrompia o conteúdo da tela.
Bons tempos aqueles…..
Naqueles tempos remotos, pré-internet, não seria impossível encontrar compradores para este tipo de informação! Mas provavelmente alguns dias após o início da venda desta “apostila” já estariam circulando centenas de cópias pirateadas xerocadas entre os usuários de MSX