Um dia teremos que fazer um episódio fazendo um dossiê da seminal série Gradius, da Konami. Enquanto não chegamos lá, vamos falando do spin-off, e da sua versão que quase saiu… Mas não saiu. Ou seja, mais um dos (muitos) passos errados da (nova) Konami.
Em 1986, a Konami soltou Salamander, que é um spin-off de Gradius, e um jogo muito, mas muito querido por fãs do mundo todo. Não tem um encontro de MSX que eu não vá e não tenha alguém jogando-o em algum momento. Mas então, Salamander introduziu coisas como 2 naves na mesma tela, um sistema de atualizações para a nave de forma um pouco mais simples… E uma dificuldade absurda. Ainda viverei pra ver alguém fechar o Salamander em um encontro de MSXzeiros…
Passou o tempo, a Konami decidiu fazer um remake em HD para dispositivos móveis (Android, especialmente)… Encomendaram o remake à divisão chinesa da Konami (em Shangai), e o desenvolvimento continuou, seguiu… Até que foi abortado. A Konami abandonou, mas uma fonte liberou uma versão jogável do dito cujo.
O vídeo está aqui embaixo:
Segundo a conta do Twitter que liberou o jogo, ele estava quase pronto quando a Konami abortou. Os desenvolvedores decidiram então liberar o jogo assim mesmo, para que os fãs pudessem jogá-lo. Os gráficos… Bem, olha aí em cima. Eu achei lindos, e seria uma homenagem digna a um clássico doa shmups.
Bem, você quer baixar pra jogar no seu Andróide-fone, certo? Então clica aqui e vá lá no Mediafire baixar. A matéria, na verdade, veio do Retro Collect, mas como nós somos picaretas, resolvemos divulgar depois de todo mundo.
Muito bom o jogo, tirando que está em japa e extremamente fácil não entendo porque a Konami não publicou. Uma pena, eu teria comprado imediatamente.
Konami e suas mancadas, não é atoa que o Kojima pulou do braco.