Salamander HD para Android, o jogo que quase foi… Mas não foi.

salamanderhd

Um dia teremos que fazer um episódio fazendo um dossiê da seminal série Gradius, da Konami. Enquanto não chegamos lá, vamos falando do spin-off, e da sua versão que quase saiu… Mas não saiu. Ou seja, mais um dos (muitos) passos errados da (nova) Konami.

Em 1986, a Konami soltou Salamander, que é um spin-off de Gradius, e um jogo muito, mas muito querido por fãs do mundo todo. Não tem um encontro de MSX que eu não vá e não tenha alguém jogando-o em algum momento. Mas então, Salamander introduziu coisas como 2 naves na mesma tela, um sistema de atualizações para a nave de forma um pouco mais simples… E uma dificuldade absurda. Ainda viverei pra ver alguém fechar o Salamander em um encontro de MSXzeiros…

Passou o tempo, a Konami decidiu fazer um remake em HD para dispositivos móveis (Android, especialmente)… Encomendaram o remake à divisão chinesa da Konami (em Shangai), e o desenvolvimento continuou, seguiu… Até que foi abortado. A Konami abandonou, mas uma fonte liberou uma versão jogável do dito cujo.

O vídeo está aqui embaixo:

Segundo a conta do Twitter que liberou o jogo, ele estava quase pronto quando a Konami abortou. Os desenvolvedores decidiram então liberar o jogo assim mesmo, para que os fãs pudessem jogá-lo. Os gráficos… Bem, olha aí em cima. Eu achei lindos, e seria uma homenagem digna a um clássico doa shmups.

Bem, você quer baixar pra jogar no seu Andróide-fone, certo? Então clica aqui e vá lá no Mediafire baixar. A matéria, na verdade, veio do Retro Collect, mas como nós somos picaretas, resolvemos divulgar depois de todo mundo.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Salamander HD para Android, o jogo que quase foi… Mas não foi.

  1. Muito bom o jogo, tirando que está em japa e extremamente fácil não entendo porque a Konami não publicou. Uma pena, eu teria comprado imediatamente.