‘ReM’: a arte perdida da arqueologia de código-fonte

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O acesso ao código-fonte também é parte importante do esforço de preservação dos programas; no entanto, na maioria dos casos, este código sumiu, está indisponível ou foi vítima dos problemas de conservação das mídias.

Este post, fruto do esforço conjunto do Vintage is the New Old e do Commodore.Ninja, conta o trabalho dos arqueólogos digitais e do surgimento do ‘ReM’ no mundo do Commodore 64.

Para quem foi apresentado agora ao ‘ReM’, é um acrônimo de Re-engineer and Modify: a partir de um trabalho cuidadoso de decompilação do binário disponível, o código-fonte é analisado e reconstruído de tal maneira que, ao ser compilado, gera o mesmo binário, com a vantagem da documentação.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

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  1. Trabalho de fundamental importância e relevância para qualquer plataforma clássica.
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    Demanda bastante esforço, atenção e dedicação dos participantes.
    .
    Espero termos mais iniciativas semelhantes! 🙂

  2. Olha só que coincidência…. eu tive que fazer isso para um jogo que eu fiz em 1994.

    Ainda estou montando o site dele. Vamos ver se dou um gás neste final de semana. Aí eu passo aqui e libero o link.