O acesso ao código-fonte também é parte importante do esforço de preservação dos programas; no entanto, na maioria dos casos, este código sumiu, está indisponível ou foi vítima dos problemas de conservação das mídias.
Este post, fruto do esforço conjunto do Vintage is the New Old e do Commodore.Ninja, conta o trabalho dos arqueólogos digitais e do surgimento do ‘ReM’ no mundo do Commodore 64.
Para quem foi apresentado agora ao ‘ReM’, é um acrônimo de Re-engineer and Modify: a partir de um trabalho cuidadoso de decompilação do binário disponível, o código-fonte é analisado e reconstruído de tal maneira que, ao ser compilado, gera o mesmo binário, com a vantagem da documentação.
Trabalho de fundamental importância e relevância para qualquer plataforma clássica.
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Demanda bastante esforço, atenção e dedicação dos participantes.
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Espero termos mais iniciativas semelhantes! 🙂
Trabalho fantástico! Pena que ainda só para o C64.
Olha só que coincidência…. eu tive que fazer isso para um jogo que eu fiz em 1994.
Ainda estou montando o site dele. Vamos ver se dou um gás neste final de semana. Aí eu passo aqui e libero o link.