Sabe o conector da porta serial RS-232 dos PCs? Esta aqui? Que era padrão até meados dos anos 2000? Que a comunidade retro gosta de usar pra rodar DriveWire, ADTPro e outros? E que todo mundo chama de DB-9?
Bom, tá todo mundo errado. O nome correto é DE-9. Neste artigo no blog da SparkFun, eles explicam de onde vêm os nomes desses conectores. A segunda letra indica a largura da carcaça. (Tanto que o conector VGA, com a mesma largura mas com 15 pinos, é chamado DE-15.) A confusão aconteceu quando os PCs deixaram de usar DB25 pra serial e passaram a usar o conector de 9 pinos. Aí todo mundo presumiu que o nome do novo conector seria o mesmo, só trocando os números.
Mais detalhes aqui.
Na documentação técnica do IBM PC AT de 1984 o conector é sempre chamado de “9 pin D-shell” enquanto o do PC é “25 pin D-shell”.
É, IBM sempre foi “by the book”.
A alcunha DB se propagou para os outros modelos da série por conta da redundância, na designação, da segunda letra com a quantidade de pinos. Daí o modo ‘popular’ – DB xx – seguiu por ser mais eficaz pra identificar o conector, da mesma maneira que o prefixo “HD” ficou popular pra designar a série D de alta densidade, como o “VGA”, que novamente se popularizou como nome alternativo ao nome aternativo.
E assim chamamos qualquer toca-fitas portátil de walkman , qualquer palha de aço de bombril, etc …
E na verdade a redundância não existe, porque a segunda letra não se refere à quantidade de pinos e sim à largura do conector. Tanto que o nome oficial do conector VGA (mesmo tamanho do DE-9, mas com 15 pinos) é DE-15.