E o que tivemos de novo no Computer History Museum recentemente?

Vocês sabem que o CHM é um dos nossos museus favoritos, apesar de não termos ido lá ainda (imagine quando formos), e de tempos em tempos, gostamos de contar aquilo que já tem acontecido de interessante. Um museu é uma instituição que tem por objetivo fomentar cultura e educação.

Palestras relevantes.

Então, o CHM teve recentemente algumas palestras bem interessantes, a saber:

    • É um pouco além do nosso ponto de corte, mas também houve uma palestra sobre a Blizzard Entertainment, que alguns vão lembrar por conta de Warcraft (eu joguei o 1, mas muito pouco), Starcraft (esse eu joguei muito mais… E perdia), e o início dessa geração de jogos online (porque velho é o seu World of Warcraft). A palestra foi conduzida pelo repórter Jason Schreier, autor do livro Play Nice: The Rise, Fall and Future Of Blizzard Entertainment. O vídeo no Youtube está aqui.

    • Bill Gates… Acho que não preciso explicar a respeito dele por aqui. Bem, agora em fevereiro, ele teve no CHM uma conversa com Patrick Collison, cofundador e CEO da Stripe, falando do seu livro de memórias, Source Code (até onde sei, não temos em pt-br). Como já foi, temos o vídeo no YouTube, para quem quiser ver.

Entrevistas

E falando de algo que nos interessa mais… Os 40 anos do Apple Lisa já foram, mas o Bill Atkinson falou com o CHM sobre o Apple Lisa, a evolução da interface gráfica e o código fonte que foi aberto (tudo em Pascal). Tá tudo nesses três vídeos do YouTube, abaixo:

Eventos

    1. A VCF West ocorre sempre no CHM, e em 2024 ocorreu nos dias 2 e 3 de agosto. Não tem melhor lugar na Califórnia pra ter um encontro desses, né? Há vídeos no YouTube para todos aqueles que são entusiastas de encontros como nós (aliás, já se inscreveu para a MSXRio 2025?).
    2. O museu tem anualmente a Giving Tuesday, que é uma iniciativa de doações para o museu, para ajudar no sustento. Em 3 de dezembro de 2024, eles arrecadaram US$ 223.353, e com isso alavancaram as atividades para mais um ano, inclusive lançando uma exposição sobre chatbots e IA, a Chatbots Decoded: Exploring AI (IA está muito na moda, mas é tão velho quanto aquela terapeuta virtual, a ELIZA). Tem um vídeo da exposição aqui:

Em janeiro de 2025, o museu fechou para reformas, mas deixou para a gente uma exposição virtual sobre modelos de linguagem (mais IA). E reabriu as atividades no dia 29 de janeiro último.

E por último, o CHM agora tem um novo CEO (mania desses estadunidenses colocar o cargo de CEO pra tudo), que é o Marc Etkind.

Mark é ex-chefe de comunicações da NASA, onde liderou uma equipe de 400 pessoas, coordenando notícias, exposições e preservação histórica. Ele coordenou a divulgação do projeto Artemis e das primeiras imagens do Telescópio James Webb. Ele também impulsionou a transformação digital da agência, lançando o serviço de streaming NASA+ e modernizando o site da NASA, além de expandir o alcance das redes sociais da agência. E agora, está no CHM.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *