Finalmente, o livro sobre redes no MSX!

Vocês sabem que eu lancei em 2020 um livro sobre MSX-DOS, o livroO MSX-DOS revelado“. Foi um projeto que me deu muita alegria em produzir, mas também muito trabalho. Eu adorei fazê-lo, e hoje em dia ele está também disponível para compra em papel, pelo site da UICLAP, e em digital diretamente comigo.

Agora tenho um novo projeto, o livro “Redes no MSX: Teoria e prática“, e quero contar para vocês a história dele.

Depois que eu finalizei o livro sobre MSX-DOS, comecei a escrever artigos falando sobre redes para a revista Clube MSX. E é claro, veio a mesma ideia anterior: E se eu transformar isso tudo em um livro? Comecei a pesquisar, a escrever, a buscar mais informações…

Este livro tem várias diferenças em relação ao anterior:

  1. A primeira alteração, é claro, é o assunto: Redes. E acredite, tem muita coisa para ser falado a respeito de redes no MSX. Parece que não, mas tem.
  2. Este livro foi todo feito usando o processador de textos LyX, que gera o resultado usando a linguagem de marcação LaTeX. Usei o LyX e o LaTeX na redação da minha defesa de tese (tanto que fiz um agradecimento aos autores), em um passado bem distante. Portanto, o uso do  LyX e do LaTeX facilitou muito o processo de criar várias coisas, como os índices de figuras, de tabelas e de algoritmos, além de referências a capítulos, seções e subseções.
  3. Eu queria muito que o livro de MSX-DOS tivesse um índice remissivo, e agora eu consegui nesse livro. Logo, será possível ir lá no final do livro (algo em torno de 250 páginas), procurar por uma palavra e saber em qual página ele está. Melhor, na versão digital, serão links mesmo: Basta clicar que o leitor de PDF te levará exatamente para o ponto desejado.
  4. Este livro terá bem mais imagens do que o livro anterior. Para mim, ficou mais fácil capturar imagens diretamente do MSX, e usei o meu Omega (que vocês conhecem tão bem) para gerar as imagens. Na última contagem, são mais de 75 imagens. Tudo isso para ilustrar tudo aquilo que estou explicando. A versão em papel terá as imagens em preto e branco, mas a versão digital terá tudo colorido.
  5. Eu coloquei um pacote compactado com todas as ferramentas de rede que foram explicadas no livro. Assim, quem quiser, pode baixar, colocar no seu cartão CF, SD ou pendrive e usá-las. Fica mais fácil centralizar tudo.
  6. A capa agora é original, feita pelo João Cláudio “Jet” Fidélis, relacionando redes de uma forma… Pitoresca. E se você achou familiar o fundo… Sim, a ideia veio desse seminal jogo de corrida aqui, que eu adoro.
  7. E por último, este livro tem mais explicações passo a passo. Sinto que no livro anterior, uma deficiência é que havia poucos roteiros, daqueles que pegam o usuário pela mão e fazem com que ele digite cada comando e consiga ter êxito. Logo, nesse livro haverão mais tutoriais explicando passo a passo com os comandos necessários para executar várias tarefas relacionadas a rede no seu MSX.

Assim como no livro de MSX-DOS, eu queria fazer algo no espírito dos livros sobre MSX da Editora Aleph, e novamente segui a máxima propagada pelo autor Austin Kleon (autor do livro “Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade”): Escreva o livro que você quer ler. Reuni toda a informação que eu tinha publicado, pesquisei no MSX Wiki, me debrucei sobre os MSXs e no OpenMSX para testar e verificar cada comando e utilitário, cada item… Para garantir que estava falando tudo certo.

A revisão ficou a cargo dos amigos Eliazer Kosciuk (especialista em catar piolhos, achou erros no livro de MSX-DOS que ninguém viu, nem você que comprou esse livro!), Giovanni Nunes (nosso webdisaster e pauteiro) e novamente Rodrigo “Spy” Domingues (para novamente ter um rigor mais acadêmico na escrita). O João Cláudio “Dr. Venom” Fidélis foi o capista – ficou bacana, não ficou?

Nesse livro, assim como no primeiro, eu fiz tudo aquilo que manda o figurino. Novamente fui no site da Câmara Brasileira do Livro e adquiri ISBN, código de barras e ficha catalográfica. Nessa brincadeira, já foram R$ 126,65 – subiu um pouco. Mas vale a pena, este é um livro registrado sob minha autoria, na CBL, podendo inclusive ser indexado em bibliotecas.

O livro sairá em formato em papel e em formato digital, assim como o primeiro. Na campanha de financiamento coletivo (feita no catarse.me), será possível adquirir qualquer um dos exemplares. Quem adquirir a edição em papel, receberá gratuitamente a versão digital, com as vantagens que eu já citei: imagens coloridas e ligações.

O livro tem 250 páginas até aqui (ou algo em torno disso), deu muito trabalho para escrever, levou um tempo maior ainda do que o livro de MSX-DOS… Mas tenho certeza de que será um livro de consulta para muita gente – inclusive eu. Espero que você se anime a comprá-lo também. A campanha fica no ar por 60 dias, até dia 1 de novembro. Este livro é para todos os MSXzeiros que tiverem interesse em MSX, não só nos jogos, mas também em explorar os recursos que esta máquina maravilhosa nos proporciona. Se você se interessa por redes no MSX, este livro é para você.

Minha meta é entregar tudo até o dia 28 de fevereiro de 2025, também conhecido como fim de fevereiro do ano que vem. Acrescentei recompensas do grupo MSXRio, como camisas, canetas e cordões, que eu posso mandar junto. Claro, o dinheiro do livro é meu, mas o dinheiro das camisas, cordões e canetas vai pro caixa do grupo MSXRio.

O livro em formato digital só será entregue depois da entrega das recompensas impressas. O prazo é dilatado justamente para dar tempo de fazer tudo com calma e garantir que todos os participantes recebam suas devidas recompensas, mesmo com atrasos no envio, coisa e tal.

E se você quiser esperar pra comprar depois… Bem, após a entrega de todas as recompensas e o encerramento da campanha, o livro estará disponível para venda direta, tanto em meio impresso quanto em digital. O preço será mais alto do que a campanha, então se eu fosse você, garantiria logo agora. E a sua cópia ainda vai com dedicatória, caso você queira o meu garrancho no seu livro.

Bem, é isso. Espero que vocês gostem e comprem o livro. Deu muito trabalho, mas eu tenho certeza que você vai gostar muito!

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

2 pensou em “Finalmente, o livro sobre redes no MSX!

  1. Parabéns pela iniciativa, Ricardo. Contribuirei, com certeza!
    Agora eu jurava que a paisagem de praia era inspirada no lutador das estradas, e não no cara que saiu correndo.

    1. Obrigado, Danjovic! A dica seria as cores na fonte, que são “culpa” do João. Ele pediu para tirar as referências e deixar que todo mundo tentasse adivinhar. Mas eu acabei deixando, já basta o segredo do brinde extra. 😀

      Aliás, 74,58% da meta atingida, com 49 apoiadores em 5 dias. Muito bom mesmo!

Os comentários estão fechados.