MSXRio 2024 na semana que vem… E o que será exposto?

Daqui a uma semana teremos mais uma edição da MSXRio, a primeira de 2024 e a 45a edição desse que é um dos encontros retrocomputacionais mais antigos em atividade no mundo (desde 1997). Mas… O que será exposto lá? O que, da fauna e flora MSXzeira poderá ser vista? Vamos então a uma breve lista do que os quatorze (14) expositores trarão para serem vistos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Em termos de Brasil, teremos Hotbit HB-8000, da Sharp, e Expert DD-Plus, da Gradiente. Ambos são MSX 1.
  2. Um raro ML-G1, que é um MSX 2 feito pela Mitsubishi (Japão).
  3. Um lindo HB-F1XDJ, da Sony (Japão), que é um MSX 2+. Afinal… It’s a Sony.
  4. Um imponente FS-A1GT, um MSX Turbo-R feito pela Panasonic (Japão).
  5. Um FS-A1 vermelho, da Panasonic (Japão), transformado para MSX 2+.
  6. Teremos três Yamaha MSX 2: Um vendido no mercado japonês (YIS-604/128), um vendido no mercado árabe (AX-350) e um russo, usado nas escolas da antiga União Soviética (YIS-503IIIR)!
  7. Ainda teremos outros micros, como Hotbits com placa SM-X HB (MSX 2+), Zemmix Neo (MSX 2+ em FPGA), protótipos como o Baffa-2…

E isso não é tudo. Até lá, poderemos ter mais máquinas interessantes para serem vistas e conhecidas.

O encontro será no dia 6 de abril, sábado, a partir das 9:30 horas, na Nave do Conhecimento Engenho de Dentro, na rua Arquias Cordeiro, 1516, Engenho de Dentro. O encontro ocorrerá das 09:30 até as 16:30 horas, e o horário não será prorrogado.

A entrada é gratuita, só pedimos que você faça sua inscrição nesse link aqui do Sympla. Abaixo colocamos mais informações a respeito do evento.

Nave do Conhecimento? Isso aí decola?

Prédio da Nave do Conhecimento Engenho de Dentro, onde será a MSXRio 2023, em 30 de setembro.
Prédio da Nave do Conhecimento Engenho de Dentro, onde será a MSXRio 2024, em 6 de abril.

As Naves do Conhecimento são ambientes colaborativos e criativos que democratizam o acesso ao universo digital. Oferecem oficinas, cursos e eventos relacionados à tecnologia e inovação. São espaços administrados pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, e a administração da Nave do Conhecimento Engenho de Dentro gratuitamente nos cedeu o espaço para realizarmos nosso encontro.

Logo, há algumas restrições, que é preciso esclarecer:

  • Como já dissemos, nosso horário é das 9:30 às 16:30 horas, impreterivelmente. Não queremos causar transtornos na questão do horário.
  • A Nave do Conhecimento não abre aos domingos. Logo, o evento será só no sábado.
  • Teremos a visita das pessoas que vão à Nave. Será um evento com gente nova participando, curiosa com essas “máquinas de fazer doido”. Pedimos que você nos ajude, dando esclarecimentos a quem chegar lá, como marinheiro de primeira viagem.
  • Não será permitida a venda de itens no local. Esta é uma restrição que não foi imposta pela Nave, mas sim pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Qualquer negociação só poderá ocorrer fora do espaço da Nave.
  • A Nave não tem estacionamento. Então vamos ter que estacionar nossos carros na rua ou em um estacionamento próximo. É possível deixar os itens lá para serem montados e depois sair e estacionar em outro local. Falo mais do estacionamento aí embaixo.

O que houve com o Lar do Méier?

O Centro Sócio Educativo Lar do Méier está em processo de conclusão da reforma. A direção do Exército de Salvação está transformando o espaço (que no passado foi um orfanato) em um centro de convenções e eventos. E para isso, é necessário fazer diversas intervenções.

Não poderemos realizar nossos encontros (MSXRio e RetroRio) por lá até que a obra seja concluída, o que deve ser ao longo desse ano. Mas todos nós conhecemos a máxima de toda obra: “Você sabe como ela começa, mas não sabe como ela termina“, então… Acho que só em 2025 é que poderemos ter acesso ao espaço.

O espaço na Nave é bom?

O espaço que nos foi oferecido foi o auditório da Nave, esta sala que você vê aí embaixo. Esta foto é da última MSXRio de 2023, já nesse espaço. Podemos dizer que em tantos anos de MSXRio, este é o melhor espaço que já nos foi oferecido para realizarmos um evento.

O espaço é amplo, espaçoso, tem ar condicionado, tomadas em abundância, um bebedouro, uma porta de acesso ao banheiro, cadeiras, mesas e um palco com um projetor que nós poderemos usar.

Nunca dantes na história da MSXRio tivemos um espaço disponível tão bom, e gratuito. Por isso é que estamos empenhados em seguir todas as regras colocadas pela Nave, para não termos problema algum. Queremos poder ger acesso a esse espaço por muito tempo.

Por que tem que fazer inscrição?

Nós desejamos fazer cada vez um encontro melhor, e para isso começamos a mudar em algumas coisas, ainda pequenas: Mesas forradas, instalação elétrica testada, placas de acrílico para identificação…

E nas MSXRio, decidimos dar mais um passo. Logo, se você vai ao encontro, pedimos que você já “compre” o ingresso acima (sim, é gratuito, mas compre a custo zero mesmo assim) para temos o nosso controle de participantes.

Se você quiser colocar um MSX em uso, pedimos que você “compre” o ingresso de expositor e nos diga o que você trará. Estamos pedindo uma contribuição de R$ 20 por expositor, para podermos cobrir os gastos que teremos na organização do espaço. Por exemplo, teremos que alugar mesas para esse evento. Também teremos crachás e placas de acrílico para os expositores, tomadas testadas e filtros de linha para ligarem seus equipamentos.

Atenção: O ingresso para os expositores estará disponível até o dia 31 de março, as 23:59. Tivemos que fazer isso para podermos ter tempo de preparar tudo. Se você vai como participante, fique a vontade: Você pode pedir o ingresso até no dia, sem problema algum.

E como eu vou?

O acesso à Nave é incrivelmente fácil: O prédio está ao lado do Estádio Nilton Santos, o popular Engenhão (a casa do melhor time de futebol do Universo conhecido, foi mal aê). Se você clicar nesse link aqui, verá o mapa do Google Maps apontando onde está a Nave do Conhecimento. Não tem erro.

Quanto a estacionamento, como dissemos acima, não tem vaga para parar no local. Não arrisque, a Guarda Municipal multa mesmo. Há alguns estacionamentos na região, a saber:

Se você vem de trem, a estação de trem do Engenho de Dentro é em frente ao local. Basta descer na estação ferroviária e sair pelo lado do Engenhão. O prédio da Nave do Conhecimento é em frente à estação.

Se você vier de metrô, você pode descer na estação Inhaúma e tomar um ônibus (680) que te deixa em frente ao prédio da Nave. Clique aqui para ver a rota.

E tem onde comer?

Estamos fechando uma parceria com uma barraca de comida no Galpão do Engenhão para quem quiser comprar e já receber no local. Se você preferir, é possível pedir comida e mandar entregar na Nave. E próximo há vários locais para comer, devido inclusive ao Hospital Memorial, que está na rua ao lado.

E se eu vier de fora do Rio?

No Shopping Nova América, tem 2 hotéis da rede Íbis. Com custo a partir de R$ 240 por noite e podendo acomodar até 3 pessoas, o Íbis e o Íbis Budget são opções interessantes (e próximas) para quem quiser vir à MSXRio, não tiver onde ficar e quiser ficar perto do local do encontro. Se você ficou interessado, clique aqui e faça sua reserva.

E o que terá nesse encontro?

Tudo o que temos em todo encontro de MSX: Muitos micros, muita conversa, muito jogo, muito MSX… Esse ano garantimos que você poderá ver MSXs da Sharp, Gradiente, Yamaha, Sony, Panasonic… E também criações novas, baseadas em FPGA e outros.

Então é isso, gente: MSXRio 2024 no dia 6 de abril, sábado, das 9:30 às 16:30 horas! Vamos matar as saudades dos encontros, dos amigos e principalmente de fudebar nos MSX. Porque afinal das contas, fudebar é preciso. Nós te aguardamos na MSXRio!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *