Como vocês sabem, a gente assina a newsletter do CHM, e vez por outra tem coisas interessantes. Vamos então a uma breve lista.
- O CHM lançou em 2023 o Xerox PARC File System Archive. Este é um arquivo online de documentos sobre o Xeroc PARC Labs, daonde vieram conceitos e inovações como o mouse, a placa de rede, a interface gráfica, a arquitetura cliente-servidor, entre outras. Você terá que ler um termo de acordo para acesso ao arquivo digital e depois, é pesquisar e se divertir. São pouco mais de 150 mil arquivos – cerca de 4 Gb de informação, e que cobre um amplo espectro dentro da computação.
- No site, há uma seção longa e caprichada prestando honra a quem tem honra, mas que são algumas das heroínas não cantadas da história da computação: Mulheres na tecnologia, de 1930 a 1990. Nomes pouco conhecidos, como Phyllis Fox, Jean Bartik, Evelyn Berezin, Margaret Hamilton (ela liderou a equipe que programou todos os sistemas da Apollo 11), entre outras. Pena que estas mulheres marcantes só são conhecidas por conta do CHM.
- No mesmo site, há uma seção para falar de pessoas negras, latinas, árabes e de outras etnias que também contribuíram para o avanço da computação no mundo. Joe Thompson, Marc Hannah, Hector Ruiz (projetou vários processadores da AMD, incluindo o Opteron), Mitch Kapor (Lotus 1-2-3), Kamal Al Mansour, entre outros. Vale a visita.
- Em 2023, três novos amigos do CHM foram aceitos. Entre eles, temos Rodney Brooks, Barbara Liskov e Thomas E. Kurtz. Este último é mais conhecido nosso, por ter sido um dos criadores da linguagem BASIC, no Dartmouth College. Falamos de BASIC e da sua gênese nesse artigo, em 2017.
- A Vintage Computer Festival West ocorreu nas dependências do CHM nos dias 4 e 5 de agosto de 2023.
- Posts interessantes, sobre a linguagem
fofocaSmalltalk ter atingido seu quinquagésimo aniversário, e você pode ler em Smalltalk at 50. Também tem um artigo interessante sobre a linguagem de descrição PostScript, e como ele forjou as bases pro formato PDF, em Postscript: A Digital Printing Press. - Dezembro chegando, o espírito natalino tomando conta… E a equipe que cuida do DEC PDP-1 resolveu fazer uma cantata de Natal… Com o computador tocando uma música. Certamente um SID, um PSG, um FM ou um POKEY faria melhor. Mas um PDP-1 é um computador lançado em 1959, então dá um desconto, vai! E temos material a respeito dele por aqui sim. Aliás, mais um tanto de material.
- A exposição sobre o mais novo quarentão da praça (e não falarei a respeito, vocês terão que aguardar o Repórter Retro 100) vai até o final de fevereiro de 2024. Protótipos, comerciais, anúncios… Mas dá pra ter uma ideia.
- E por último, o CHM está contratando. Se você tem interesse em ir trabalhar lá, pode mandar seu currículo.