E quem diria, até a Microsoft lembrou do MSX…

Como vocês sabem, há controvérsias sobre qual data é considerada como “o nascimento” do MSX. Alguns declaram que é em 27 de junho de 1983 (como eu). Outros alegam que é em 21 de outubro de 1983, com o lançamento do primeiro MSX, o ML-8000, da Mitsubishi. Poderíamos dizer então que em junho foi a concepção, e o nascimento em outubro? Talvez.

Mas o importante é que a efeméride de 40 anos do padrão MSX não passou em branco. Vários sites fora do circuito retrocomputacional publicaram artigos a respeito, inclusive dois deles ligados à Microsoft.

No Neowin, temos um artigo escrito pelo John Callaham a respeito. O articulista já investiu tempo no passado falando de hardwares que a Microsoft produziu, como uma placa para Apple II, a SoftCard.E ele traz informações a respeito do padrão MSX para quem não conhece, como preço de lançamento (59800 ienes, ou R$ 2.018,94 – era caro aqui e lá), ou a participação (que eu desconhecia) do japonês megalomaníaco na criação do MS-DOS:

Nishi estava na Microsoft quando chegou um convite da IBM para fornecer um sistema operacional para um novo computador pessoal. O seu entusiasmo pelo projeto persuadiu Gates a apresentar uma proposta. “Se eu não estivesse lá”, diz Nishi, “o MS-DOS nunca teria acontecido”.

Dado que foi o Nishi está envolvido nisso, eu tenho minhas dúvidas que ele foi tão relevante assim… Mas o autor fala a respeito da confusão em torno do significado da sigla (Melancia Servida com Xarope, Melhor Sistema já eXperimentado, entre outros – eu mantenho a teoria de que a sigla envolve a sonoridade das palavras em japonês), e o que poderia ter sido e que na realidade não foi – isso ainda rende um What If pro futuro:

O MSX ganhou rapidamente a sua reputação como um paraíso para os jogos. Títulos clássicos como Metal Gear, Gradius e Castlevania encontraram um lar na plataforma, cativando os jogadores com a sua jogabilidade inovadora e trilhas sonoras inesquecíveis. Foi no MSX que nasceu o lendário Código Konami, uma sequência secreta de botões que se tornaria icônica no mundo dos jogos.

Tirando essa do Konami Code… Tá ótimo. E é isso mesmo, o Konami Code surgiu no NES. Ou será que ESSCCCFFFF pra te dar 94 vidas no Yie Ar Kung Fu 2 é considerado o Konami Code primordial?

O outro artigo saiu no Xbox.com! Este é um artigo escrito pelo Chris McAuley, que pelo conteúdo, já vemos que é  britânico – o McAuley denuncia a origem escocesa. O artigo é interessante, mas foca também em exemplos europeus. Logo, por que uma cena do jogo Game Over abrindo a matéria, em vez de um Space Manbow? Provavelmente pela origem europeia do autor do artigo. Afinal, Boulder Dash, Xenon, Game Over 1 e 2 não são exatamente clássicos no MSX, convenhamos…

Mas o autor se redime, falando a respeito do padrão – dá uma puxada de brasa pro peixe da Microsoft, claro – mas ainda assim não menciona o MSX Resource Center, jogos da Konami e ainda diz que “Uma das contribuições mais significativas da Microsoft para a plataforma MSX foi a criação do MSX-DOS“, o que eu discordo.

Enfim, recomendamos que você dê uma lida, veja o que eles tem a dizer, ache os erros e… Afinal das contas, 27/06/1983 ou 21/10/1983? Opine aí embaixo.

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

3 pensou em “E quem diria, até a Microsoft lembrou do MSX…

  1. Só vendo na certidão de nascimento (ou podemos simplesmente bater parabéns, acender umas velas e comer um bolinho duas vezes por ano). Sobre as origens do significado de MSX, voto em “Msx iS not uniX”.

  2. O artigo da Caixa X diz que a máquina foi criada pro mercado de jogos. Forçação de barra danada!
    Pra mim a data de nascimento do MSX foi num sábado qualquer rm 1986 quando vi pela primeira vez na vida eu vi um MSX , kkkk

    1. Concordo, o artigo do Neowin está bem melhor situado, tem bem mais conteúdo. O da Caixa X fala de jogos… E só jogos europeus! Deixou muito a desejar.

      Mas quem diria que teríamos artigos sobre MSX em sites ligados à Microsoft… Melhor do que a linha do tempo da Gradiente, que ignora solenemente a existência do Expert.

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