Um vírus para o BBC Micro?

No ano de 2022, Alan Pope escreveu a mensagem acima, e que abaixo segue uma tradução meia boca:

Eu escrevi um vírus para o BBC Micro no passado, em torno de 1989. Ele não era muito danoso, mas ele movia o arquivo de boot (!boot) e o substituia pelo carregador do vírus. Ele residia na memória RAM “lateral” (sideways), e a cada 32 vezes que você fazia um hard-reset no BBS, ele imprimiria na tela a mensagem “oi mundo”, em altura dupla, no modo 7 de texto em duas cores no boot. Eu tive todos os meus disquetes confiscados…”

Ficou curioso em saber mais? Continue a leitura…

O vírus tinha 1,7 Kb, e segundo o próprio, foi o comentário dele no YouTube que mais recebeu respostas. Entre elas, temos algumas bem divertidas, como:

  • “Alguma chance de você ter feito um backup? Eu adoraria dar uma olhada no código-fonte”.
  • “Sua mãe deve estar muito orgulhosa de você, parabéns por ter ido para o lado sombrio.”
  • “Senti que você inventou isso como uma piada. Acho que você está falando sério, mas sinto que está mentindo para tentar parecer legal, mas na verdade está fazendo com que nós, que temos conhecimento, nos encolhamos de tanto rir. Como observação, gostaria de mencionar a coincidência de que meu nome é Aaron Turner, fundador da Igreja da Maconha, na qual eu era considerado PopePotHead…. por uma comunidade relativamente conhecida. Eles frequentemente me chamavam de Pope ou Aaron Pope, para abreviar. Uma coincidência de nomes semelhantes. Ou muito próxima….. Alan Pope ou esse é o seu nome verdadeiro….. hmmm Eu também já fiz papel de bobo para a comunidade de chapéus quando achava que sabia do que estava falando, mas tudo o que eu realmente sabia era como fazer papel de idiota e, honestamente, gostaria de poder me desculpar por meu vergonhoso passado de codificação ignorante.”
  • “Você definitivamente deveria ser processado por isso: A Lei de Uso Indevido de Computadores de 1990 foi precedida por uma legislação preliminar 15 meses antes, afetando apenas a Inglaterra e o País de Gales. O fato de um crime ser histórico não o anula.”

Este último foi o comentário favorito dele.

Bem, em resumo, ele fez o vírus; lançou-o em 1990; a mãe dele não ficou orgulhosa – aliás, ela nem soube; ele não tem mais o código fonte (pena); os disquetes onde estavam esse código-fonte (que eu mencionei na tradução acima) foram confiscados (ainda não sei por quem); e ele fez porque ele quis fazer. Simples assim.

O canal Nostalgia Nerd fez um vídeo sobre este fato deveras inusitado:

Se você ficou curioso em saber mais, clique aqui e acesse o site pessoal do Alan Pope.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.