Mas afinal de contas… O que aconteceu?

Pois é, gente. Depois de um longo e tenebroso inverno (eta chavão velho da pleura), estamos de volta. Ficamos fora do ar por pouco mais de uma semana, devido a uma invasão que nossa hospedagem sofreu. Vamos contar um pouquinho a respeito do que ocorreu.

E aí, como é sabido até pelo reino mineral (outro chavão dos bem velhos), um caos como esse aí de cima, dito pelo Elmo, só ocorre se várias coisas ocorrerem juntas, a famosa tempestade perfeita:

  • Uma falha de segurança a ser explorada (acreditamos que seja algo ligado à versão do PHP).
  • Um webdisaster com uma vida profissional atribulada.
  • O resto da equipe enrolado – tem gente morando no meio de um canteiro de obra; outro está reorganizando a vida em endereço novo, e mais um arrancando os cabelos brancos (sim, esse que vos fala).
  • Alguém sem ter o que fazer, mas disposto a tentar usar nosso site para espalhar propagandas de roupas por aí – tem um ZIP de 154 Mb só com propagandas de lojas como as do marketplace Shein, interessa? Querem ver?

Aí foi a confusão desde o dia 3 de maio até recentemente. Nosso WordPress é atualizado constantemente, desativamos os plug-ins que não estão em uso, usamos senhas fortes, seguimos a cartilha básica em segurança em servidores com PHP… Mas pelo visto não adiantou muito.

E fala com o provedor de hospedagem, pergunta, descobre que dá pra trocar o PHP por um mais novo (ueba), procura o acesso ao painel de controle… Mas aí um tem acesso e o outro não, porque o firewall barrou ele! Um vai e vem tremendo. Mas pelo visto, está tudo resolvido. O site agora tem cópia hospedada em um repositório, e será possível com os poderes mágicos do git, monitorar quais arquivos foram alterados e melhor, corrigir isso rapidamente. Não contavam com a nossa astúcia, né seus ráquers?!

Como vocês viram, o episódio que era para sair na quarta, dia 4 de maio… Saiu no dia 10. O episódio do dia 11 de maio saiu no dia 11 – pelo menos isso. Estamos arrumando a casa, e é importante dar uma satisfação a vocês.

Para vocês terem uma ideia, ainda não gravamos o Repórter Retro 081, nem o episódio 131. Vai ser corrido, mas vamos conseguir (quem concorda, diga amém! Ou business is war, se preferir).

Temos textos pra sair aqui, séries de posts para redigir… E mês que vem tem RetroRio! Sim, vamos de RetroRio híbrida em junho, mas isto iremos detalhar logo, ainda essa semana – se tudo ocorrer bem.

Mas estamos de volta, povo. We’re back on the chaingang, alive and kicking (agora não é chavão, é rock anos 1980 mesmo). E vamos que vamos!

Abraço da quadrilha formada por essas cinco mentes em baixa resolução.

Cesar, Giovanni, João, Juan e Ricardo.

4 pensou em “Mas afinal de contas… O que aconteceu?

  1. Olá, por tudo o que já apresentaram para nós, isso não é nada e deixo uma dica…

    Quem acompanha a galera do Retrocomputaria, faça como eu, escute todos os episódios (estou escutando todos pelça segunda vez), que tem muita coisa boa.

    Quanto aos raquers (aportuguesando) que invadiram o blog , sinto por estes meninos, talvez encontrar alguns amigos ajude.

    Abraços de um fã da equipe e de MSX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.