(UPDATE: O link do álbum de fotos estava dando erro. Consertado. Obrigado ao Bruno Alves pelo toque nos comentários.)
Emiliano Fraga, ouvinte, leinte, comentante e parça de longa data, mora na Holanda e foi à MSX Nijmegen 2021, que aconteceu neste último 16 de outubro. Passo-lhe, pois, a palavra:
Olá pessoal,
Segue um resumo bem resumido sobre o encontro. Esta foi a terceira vez que vou à Nijmegen, fui em 2019, 2020 e agora em 2021. Além deste relato vou compartilhar com vocês o álbum no Google Photos. O relato abaixo está na ordem das fotos no álbum.
Vocês podem divulgar ou publicar se desejarem. Eu pretendo publicar no meu blog abandonado, mas o Retrópolis terá primazia. (N. do Ed.: ❤️)
Abração, Emiliano
1) MSXVR
- Trata-se de um SO Linux rodando provavelmente sobre algum ARM da vida;
- O acabamento do HW é muito bom;
- Teclado de qualidade;
- Nada de impressão 3D ou peça colada;
- O sistema operacional está muito bem integrado ao HW, teclado, slots, portas etc;
- É possível habilitar / desabilitar os slots pressionando um botão no gabinete, não precisa desligar para trocar de cartucho;
- O sistema operacional permite rodar o MSX BASIC 5.0 e VR BASIC 1.0.2109 como um processo tela cheia;
- O sistema operacional permite rodar o MSXVR-DOS 1.0 também como um processo tela cheia;
- O sistema operacional roda os cartuchos de MSX, mas também roda ROMs e DSK que forem lidos do SD, dispositivo USB ou que forem baixados pela Internet;
- O MSXVR possui um catálogo online de jogos de MSX que pode ser baixado e atualizado na máquina;
- Também roda ROMs de outras plataformas como Speccy, C64, Apple etc. Por que será né?
- A máquina possui diversas portas USB, WiFi, Ethernet, saída para fones de ouvido, entrada para microfone, cartão SD, uma expansão DB-37, enfim um monte de portas (vejam nas fotos);
- Sim, repito, no final é um emulador, mas as características / qualidade do hardware, e a integração com o SO/”MSX” são surpreendentes.
2) Cartuchos e jogos para MSXVR
- Disponíveis:
- Operation Pig
- KMare
- Sky Jaguar 2
- Metal Dragon
- Pude ver e testar dois jogos:
- Sky Jaguar 2
- KMare
- Todos os cartuchos são no formato MSX:
- Ou seja, podem ser conectados no MSXVR ou num MSX comum;
- Se usados no VR, gráficos e sons são bem melhorados, creio que equivalentes à aos videogames de 32 bits;
- Alguns cartuchos também rodam no MSX, mas apresentam uma versão para MSX (lógico);
- Mas esta “dualidade” dos cartuchos, que rodam em ambas as máquinas também me chamou a atenção.
3) MSX instalado em gabinete arcade “bar top”
- Trata-se de um gabinete original do Twin-Bee (Konami);
- O cidadão instalou um MSX;
- Monitor CRT bem nítido (a foto não faz jus);
- Controle e botões super precisos;
- Uma delícia para jogar.
4) “Cassino” no Hamlet
- Nosso colega Hamlet montou um cassino com MSX para o pessoal brincar.
5) Um estande com coisas diversas como:
- Uma placa de genlock para a V9990 da Sunrise;
- Um Sanyo PHC-70FD2 novinho na caixa;
- Um raríssimo SVI-838, híbrido PC e MSX.
6) Home Computer Museum
- https://www.homecomputermuseum.nl/#intro
- Representados por Bart e Sander;
- Um Sony HB-G900D lindo e impecável, parece que saiu da fábrica ontem.
7) Supersoniqs
- Representado por Sander van Nunen;
- Darky;
- Ghost’n Goblins;
- Sony HB-701FD.
8) MSX Translations
- https://www.msxtranslations.com/
- Apresentando jogos traduzidos;
- Um Eggerland 2 rodando em Screen 5;
- Estão trabalhando para melhorias gráficas no jogo e novas fases.
- Concurso de níveis para Kings Valley 2, Eggerland e outros:
9) Algum impostor fez um Flappy Bird
- Acho que é a versão do SymOs
10) Snatcher Act 3 e Doh No Grams (um Picross)
- Acho que ambos são jogos em BASIC;
- O “Doh No Grams” tenho certeza de que é em BASIC.
11) Magnífico jogo de tabuleiro do Zaxxon
12) Diversos cartuchos com jogos lançamentos (ou nem tanto)
- Menção honrosa para o Relevo’s Snowboarding
- Caixinha fantástica, todos os detalhes de um jogo da Konami.
13) Engine para renderização de imagem animada com scroll (8×8) para Screen 8
- Autor: Stephan (Nop)
- ASM Z80 montado pelo glass
- O engine é capaz de apresentar a imagem animada, permitindo que o usuário faça o scroll usando as setas cursoras
- Funciona em qualquer MSX2 ou superior, com 512KiB RAM e 128KiB VRAM
- A imagem pode ter dimensão maior do que 256×212
- A imagem deve ser tratada antes por um sw (C# para Windows)
- Este sw reduz a quantidade de cores da imagem (com ou sem dithering)
- Este sw tb gera animações à partir de um gif
- O sw processa as imagens, com as cores já reduzidas para 256
- O sw decompõe a imagem em tiles (blocos 8×8)
- O sw cria uma biblioteca interna destes tiles
- De forma que, para cada tile encontrado o sw procura pelo análogo mais próximo
- Assim, tiles semelhantes são descartados, apenas um é utilizado
- Ao final deste processo o sw gera um arquivo que enfim é lido pelo engine no MSX
14) Jogo em desenvolvimento “Sales Discontinued”
- Autor Maarten (Nop)
- Adventure gráfico (point and click)
- ASM Z80
- Funciona em qualquer MSX2 ou superior, com 512KiB RAM e 128KiB VRAM com leitor de SD, CF ou HD
- Utiliza o engine de telas anmadas apresentado acima
- Possui recursos gráficos como:
- oclusão de sprites;
- scaling do sprite na tela;
- O jogo está bem completo, quase pronto
- Possui sistema de inventário
- Possui sistema de diálogo e escolha das ações
- Funciona com mouse, não perguntei se tb aceita joystick ou teclado, provavelmente sim
- As telas do jogo são geradas no PC, com separação de planos para os objetos à frente
- O jogo possui uma linguagem script própria
- Baseado no AGI da Sierra
- Compilado no PC direto para ASM Z80
- O script portanto não é interpretado pelo MSX, roda direto
- Previsão de lançamento: próxima MSXDev
- Distribuição: download
15) Adaptador USB para porta joystick da Nop
16) Assembler, monitor, debugger Compass para MSX tornou-se gratuito
17) gaMeS eXperience
- Museu de MSX, computadores e outros consoles clássicos
- Proprietário / Curador: Bas e Ditta
- Localização: Hoorn
18) Um MSX FPGA minúsculo em case de alumínio
19) Estande de Bas com muitos itens e peças à venda
20) SchneiderCPC rodando Symbos
21) Prodatron jogando xadrez no Symbos com um colega
22) Bas
23) Ditta
24) Manuel Bilderbeek
O link do álbum de fotos do Google está dando erro 404 :/
Ixe, acho que tá só pra contatos no Google. Vou ver isso com o Emil.
Corrigido!
Sem comentários, as fotos já falam por si só! Que baita evento hein? Top!
– O Bas tem um irmão chamado Asm;
– A Ditta tem uma irmã chamada Cujja;
– O Manuel Bilderbeek tem um irmão chamado Joaquim Bilderbeek.