Episódio 117 – GBR B-Team – Parte A

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Bem-vindos ao episódio 117 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Os anos 80 foram cheios de micros britânicos. Neste episódio, falamos do “lado B”, os menos conhecidos.

Nesta parte do episódio

(sobre a parte)

Links do podcast

Música de fundo

Led Zeppelin em chiptune.

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Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

6 pensou em “Episódio 117 – GBR B-Team – Parte A

  1. Colocando aqui antes que eu esqueça, de acordo com o próprio manual do Einstein 256 os 256 KB de RAM estavam dividos em 64 KB de RAM e 192 KB de VRAM (e não ½ a ½ como era normal em alguns MSX2).

  2. Mais um episódio show. Me diverti muito como sempre. Valeu pessoal.

  3. Excelente episódio.

    Gostei muito do MTX. Linda máquina, pena que não vingou.

    O Tatung TC-01 bege com aquela tecla enter em vermelho me lembra os micros da LABO.

    Aqui tivemos micros suficientes pra um lado B(R) também.

    E por ultimo, temos uma versão brasileira do Haggis com whisky, também conhecida como buchada de bode com cachaça!

  4. O CI 8913 não tinha porta de I/O. Só os canais de áudio.

    Poderia em tese usar algum canal como output digital se período zerado.

  5. No minuto 05 poderia ter comentado (ao falar do UK-101) que UK era “United Kingdon” pois o fabricante deve ter achado que “Unique Keyboards” era muito pretensioso!

    No minuto 07: A Open University é estatal e, segundo a Wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/Open_University), teve como sua primeira sede um prédio que havia sido da BBC (com estúdios e centro de edição), daí ela já surgir com EAD, mesmo sendo fundada em 1969.

    No mesmo minuto: Não precisa ir até Mianmar para ver problemas com a direção dos carros! A Bolívia e o Paraguai também compram muitos carros do Japão, mas adaptam a direção do carro, como podemos ver nesta matéria:

    https://www.motorpasion.com/otros/segunda-mano-japones-cambiamos-el-lado-del-volante-y-a-correr

    E há adaptações para todos os gostos, desde carros cujos painéis são trocados por inteiro (e você repara na adaptação pela posição do câmbio e do freio de mão) até coisas inacreditáveis como este flagrante de um táxi em Santa Cruz de la Sierra

    https://www.brasileiraspelomundo.com/wp-content/uploads/2018/02/IMG-20180131-WA0003-1-e1519590788955.jpg

    E quanto ao Hektor, poderia ter dito que teve o Hektor 1, o Hektor 2, o Hekton 3, só faltou o Héctor Bonilla!

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