Hoje essa Apple que está aí, que fabrica espertofones que já nascem velhos e PCs que já nascem velhos – apesar de muita gente jurar que não, no que evidentemente estão errados – tem um evento para programadores que, segundo a especulação da imprensa especializada em fofocas tecnológicas, anunciará que botará no mercado um Macintosh com chip ARM.
Não vamos entrar no fato que, caso se confirme, esta é a quarta mudança de chips do Macintosh, e que desses quatro chips só um nos interessa aqui, que são os 68000; só queríamos avisar aos que chegaram ontem nessas bandas que:
- A arquitetura ARM iniciou nos desktops; os primeiros computadores a usarem o chip foram da linha Acorn Archimedes, em junho de 1987 (Archimedes 305, Archimedes 310, Archimedes 410 e Archimedes 440).
- Em novembro de 1990, a Acorn separou a ARM em uma empresa separada, a ARM Holdings; os sócios na spin-off foram a VLSI Techology (hoje parte da NXP Semiconductors) e… a Apple Computer Inc, com 30% das ações – em 1999 a Apple ainda tinha 14,8% das ações, acabou vendendo todas as ações ao longo do tempo e hoje em dia a ARM Holdings é uma subsidiária da japonesa Softbank.
-
O primeiro laptop ARM foi o Acorn A4, de junho de 1992. Sim, 640×480 em um LCD de 9″ e 16 tons de cinza, porque LCD em 1992.
- Em 1997, a Apple lançou seu, até agora, único laptop com ARM; o eMate 300 não rodava System, mas sim Newton OS, e era voltado para o mercado educacional, mas em termos visuais não podia estar mais longe dos PDAs Newton.
Para terminar, em uma prova que o mundo não dá voltas, mas sim capota, retiramos esta passagem da matéria que linkamos lá na frente sobre a formação da ARM Holdings. Novembro de 1990, observem:
O Ibook não foi tão inovador assim em termos de formato e aparência translucente.
Os produtos da série Newton estavam todos à frente de seu tempo. Seria profético por parte da Apple se em vez de Newton tivessem chamado esta Série de … Fourier!
Patente do ARM expirou. Pode usar em radinho, impressora, cafeteira, filtro de água…
Eu quero é ver descartelizar, ter os ARM/Amber embutidos às centenas dentro das Flash e das SDRAM pra zerar a latência de barramento. (O sucesso do ZipChip pro Apple2 foi ao conjugar RAM internamente.)
É preciso dar um basta a indústria nos fazer de palhaços.
Marujo, a ARM foi comprada pela Softbank por 31,4 bilhões de dólares. Tá aqui, no The Verge . E a ARM Holdings detém 4500 patentes. Como diz a matéria do The Verge, ARM is an intellectual property powerhouse.
Qual patente expirou? Pq pelo q vi, expirou nenhuma.
Na wiki diz que não houve a proteção por patente IP nos OpCodes. Impulsionando aí o desenvolvimento openhardware. https://www.google.com/search?q=risc+amber+core