Sempre houve na comunidade MSXzeira aquela dúvida, de que é: Hyper Rally é ou não é o Enduro do MSX? Bem… O Fabio Ritter, do grupo de usuários MSX de Curitiba, nos prova que não. E como? Ele fez um Enduro para MSX.
O Endurance é a versão do Enduro feita por esse programador MSXzeiro curitibano para este querido micro japonês (e brasileiro). Obviamente, tendo muito mais capacidade do que o Atari 2600, o Fabio acrescentou vários recursos, deixando-o mais completo que o seu “concorrente” da Konami. Mas primeiro vamos falar do jogo em si.
O Fabio fez esse jogo totalmente em Assembly, o que é um feito. Por mais que tenha gente que (ainda) diga que não é tão importante assim (sim, tem quem desdenhe do trabalho do coleguinha), eu acho isso um baita feito. Não só porque eu me considero um zero à esquerda em Assembly, mas também porque fazer um software nas condições limitantes que temos é complicado.
Mas vamos lá… O Endurance pede um MSX 1 com no mínimo 16Kb de RAM. Ou seja, tirando aquele seu Casio PV-7, roda em qualquer MSX. Mas convenhamos, 8 Kb num micro é sacanagem da grossa, né Casio?
O Fabio fez toda a mecânica do jogo e os gráficos, mas teve uma ajuda do Targhan com a música. O jogo também tem dois modos de execução. No modo clássico, você tem um clone do Enduro, um dos jogos da Activision para Atari 2600 que definiu uma geração. Mas o bacana é o modo aprimorado (enhanced)… Vamos ver o que tem nele:
- O carro tem até sete marchas (não tem ré). Dá pra fazer freio motor, he he he.
- O carro pode sofrer danos, devido a bater nos outros carros na pista. Com isso, há redução de velocidade. Mas se você passar sobre as chaves de boca que aparecem na pista, seu carro é reparado.
- Há também alguns aprimoramentos para o carro, como nitro (aumenta a velocidade final por 10 segundos) e faróis para neblina (facilita a visualização daqueles carros que insistem em bater no nosso, de noite). É passar por cima e pegar.
- O cenário está incrementado. Logo, os carros tem mais de uma cor e há um cenário lateral, composto por árvores e outros itens. É claro que teve gente que pediu pra por na lateral placas escritas “Fudeba!”. Não sei se o Fabio atendeu.
Agora o jogo está em pré-venda. Se você ficou interessado, saiba que o Fabio estará vendendo-o em três modalidades.
- Versão Luxo – Caixa, manual, protetor plástico para caixa, cartucho padrão Konami e placa interna chanfrada com contatos dourados. R$ 185 + frete.
- Versão Standard – Caixa, manual, protetor plástico para caixa, cartucho padrão Konami feito pela Patola. R$ 149 + frete.
- Versão digital – ROM a ser enviada por e-mail. Só será entregue após todas as unidades da versão física forem vendidas. R$ 95.
Para calcular o frete, o CEP de origem é 82200-000.
Formas de pagamento:
- QR Code: Mercado Pago (está aí do lado, clique para ampliar).
- Paypal: [email protected].
- Nubank: Agência 0001 – Conta 84649348-8.
Taí uma forma de dar uma força pro programador de jogos de MSX. Eu devo adquirir uma cópia pelo menos, apesar de que eu nem era lá tão fã de Enduro assim… Mas ficou muito bom. Se você quiser mais informações, visite a página do jogo no Facebook para saber mais.
Ah, para completar: O nome é Endurance justamente para evitar um eventual processo legal vindo da gigante Activision. Legalmente a marca é deles, portanto melhor evitar o encontro com aquele macaco jurídico, o processímio.
SHOW DE BOLA !!!
Parabens ao Fabio Ritter que programou e disponibilizou tudo, com todo capricho e programacao visual !
Muito obrigado a voces do Retrocomputaria por divulgarem.
Se eu tivesse um MSX eu compraria, mas tenho eh um TK90X com a RAM do ZX-Spectrum 48k.