O MSX on a Chip foi lançado em 2006, e originalmente ele é um MSX criado em FPGA (não, não é emulado, pelamordeDeus!), onde temos um MSX 2 com 256 Kb de RAM. Um italiano cuja alcunha é KdL, pegou para si o árduo trabalho de transformá-lo em algo melhor. Hoje o OCM (e os Zemmix Neo, e as futuras placas mini-ITX da 8bits4ever) são MSX 2+ com 4 Mb de RAM e 2 níveis de turbo, fora outras características próprias.
Pois então, saiu a versão 3.6.1 do pacote OCM-PLD. E o que ele tem de novo?
- Algumas configurações pré-definidas de áudio, como enfatizar o som do PSG/SCC/OPLL.
- Atalhos de teclas para mexer no volume de saída do som.
- Saida VGA com razão de aspecto 1:1 para monitores widescreen (16:9). Isto significa que a tela não fica deformada em um monitor wide, e nem temos duas barras pretas na lateral, a princípio.
- Novas versões dos utilitários mglcom.com e mglunch.com.
- Um mixer de áudio novo.
- Acertos nos timings do VDP.
- Algumas instruções do Assembly do R800 (Turbo-R), como MULUB e MULUW. Ele usa a implementação do Z80 chamada T80.
- Correção de bugs em geral.
Se você tem um OCM (a saboneteira mais cara do mundo) ou um Zemmix Neo (seja BR ou não), vale a pena atualizar. Nem que seja pra ter aquela imagem acima na inicialização, só pela zuera. Querendo comprar um… Fale com os patrícios da Retroshop. Eles tem representante no Brasil.
Fonte: MSX.org
Errrrr… sobre esse negócio da tela 4:3 num monitor 16:9 ou 16:10… necessariamente uma destas três coisas tem que ser verdadeira:
– Você perde as partes superior e inferior da tela, OU
– Você fica com a tela deformada, OU
– Você fica com barras pretas nas laterais.
Pode até ser que o firmware crie um novo modo de vídeo pro “VDP virtual dele” que realmente tem uma resolução com proporções widescreen e que isso funcione para algumas aplicações, mas pra jogo não tem jeito.
O q ele fez está aqui, ó. Ele fez um utilitário que coloca o modo texto (por exemplo) com mais do que 80 colunas.
E ainda tem essa imagem aqui.