MSX é pioneiro em conexões também da Antártida.

Todo MSXzeiro sabe que havia um MSX na Estação Espacial Russa, a Mir. Ele era um Sony HB-G900P, um MSX 2. Mas, assim como vocês, eu também fui surpreendido que um MSX foi o primeiro computador a conectar-se em rede a partir da Antártida. E isto ocorreu em 1988.

O relato está no blog do Konamito, e a tradução é nossa:

A partir de segunda-feira, 31 de outubro de 1988, às 14h22, a Base Antártica Vicecomodoro Marambio se comunica diariamente com o banco de dados do Automobile Club Argentino, usando um computador padrão MSX, feito pela empresa Telemática S.A. Este é um evento histórico e mundial sem precedentes, nunca antes se estabeleceu uma comunicação telemática do continente antártico.

A conexão é feita com um equipamento Talent MSX que se comunica com a Terra do Fogo através do satélite de comunicação e, a partir daí, entra na rede ARPAC – rede de dados na Argentina -, o que permite estabelecer contato com o resto do país. e o mundo.

Isto é um complemento inclusive ao episódio desse mês, sobre computação na América Latina. Curioso, não?

Fonte: MSXBlog.es.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “MSX é pioneiro em conexões também da Antártida.

  1. Tudo bem” que um MSX argentino foi o primeiro computador a ficar “on line” (conectado à uma rede argentina) na Antártida mas isso não muda o fato de que Pelé (e não Maradona) foi e é o melhor jogador de todos os tempos (incluindo tempos futuros) e de todo o universo!

    1. Mas isso é indiscutível, ora. Não tem o que discutir. 😀

      Isso me lembra uma história… Um amigo (carioca) se mudou para Buenos Aires. Ele é professor de espanhol e foi pra lá pra dar aula de português para estrangeiros, essas coisas. Até aí, tudo bem, ele começou a namorar com uma moça argentina (dizem que as argentinas são lindas, não sei), e o pai dela era torcedor fanático do Boca Juniors.

      Numa das visitas dele ao Brasil, ele estava procurando em tudo que é supermercado um pacote de Café Pelé, pra levar pra Buenos Aires e presentear o pai da sua namorada. Perguntei o motivo. E ele me respondeu: “O melhor do mundo, ora!”

      Pano rápido.

      1. hehehe….essa foi boa! Conhece “O melhor negócio do mundo??”
        Simples…Você compra um lote de “hermanitos” pelo preço que eles REALMENTE valem…depois revende-os pelo preço que eles PENSAM que valem!! O lucro é absurdo!! Faloou 🙂