Se você tem interesse em programar para MSX, já deve ter ouvido falar do MSXPad, uma iniciativa do Slotman para facilitar a vida de quem quer tentar rabiscar código Pascal. Mas infelizmente, o MSXPad não funcionava com as versões mais novas do Windows (8 e 10). Até agora.
No 8bitsbasic, temos uma versão remixada dessa IDE, que agora funciona em Windows 8 e 10, tem um instalador completo, o OpenMSX já configurado (ih, estão pegando meu espaço) e mais algumas coisas. Se você é usuário Windows e quer se aventurar a escrever código para MSX, essa é uma excelente opção.
Nota pessoal: Quanto a quem usa Mac OS X ou Linux (como eu), pode tentar outras soluções… Como a minha, que é meio engambelada mas funciona. Sim, pretendo dar uma olhada para aprender alguns truques… E melhorar a minha solução, claro. No futuro irei redigir um documento explicando tudo o que eu fiz, para facilitar a vida de quem quiser escrever código MSX no PC. Não, KlaxMSX, eu não esqueci. Só não tive tempo, mas vai sair sim!
Buenas, estou só por aquele ditado: “quem espera sempre alcança”… ;o)
Que bizarro! Ele abre um DOSBox para compilar o programa e depois copiar o mesmo para uma imagem de disco e depois abre o OpenMSX. Acho que no linux dá pra fazer isso tudo via macros pelo gedit e já abrir direto no OpenMSX. Ainda não estudei a possibilidade disso que é viável, sei que é.
Comentário do Pedro Tagwato…