E a guerra pela marca Amiga que nunca acaba…

Vocês já devem ter ouvido a gente dizer que um dia (um dia…) nós tentaríamos decifrar todo o imbroglio sobre as patentes relacionadas ao Amiga. A Commodore fechou as portas em 1994, mas a confusão continua.

Pois é, e a chapa esquentou: Nos Estados Unidos e na Alemanha, os direitos sobre a marca expiraram, mas na Europa ainda não (só em maio de 2018), mas não se espera que seja renovada. Pois então, postulantes à propriedade da marca são a Hyperion Entertainment (AmigaOS 4) e a Cloanto (a empresa por trás da solução Amiga Forever, que falamos recentemente aqui no Retrocomputaria).

Só que em 30 de agosto, temos mais um postulante. Um cidadão chamado Heinz-Alexander Drews tentou fazer o registro da marca no escritório de registro de patentes alemão (o INPI deles). E através do mesmo escritório de advocacia que solicitou o registro na Alemanha, foi solicitado também o registro no Instituto de Harmonização do Mercado Interno, que é o órgão equivalente para toda a União Européia. Só que o registro foi solicitado no mesmo dia que o registro na Alemanha.

Lembremos que essa solicitação dupla (Alemanha e Europa) colide com o registro já existente no continente europeu. Ao contrário da Cloanto, que esperou expirar o registro para entrar com o pedido, parece que esse cidadão resolveu partir pra prática predatória mesmo. E quem é esse cidadão… Ninguém sabe.

Em tempo: Na Eslováquia, o registro foi feito em março de 2017 por Ján Zahurančík, desenvolvedor do Amikit, e foi aceito em agosto.

Fonte: Vintage Is The New Old e Amiga-News.de.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.