Xenix, o Unix esquecido

microsoft-unix-xenix

Já ouviu falar de Xenix mas não sabia nem por onde começar a aprender algo sobre o Unix da Microsoft (que depois foi da SCO), que dominou a arena *nix nos anos 80? Um bom começo está neste artigo do FossBytes.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Xenix, o Unix esquecido

  1. Esquecido…..

    …pela M$ vc quer dizer XD

    Trabalhei com Xenix em 1993 e no mesmo ano começavamos a portar os servidores Xenix (que rodavam apenas em máquinas de 16 bits diga-se de passagem), para o SCO UNIX de 32 bits.

    Era um bom sistema, para a época, sim.

    []’s
    PopolonY2k

    1. Cara…. Eu também!!!…. Mas em 1998, optou-se pelo Windows NT.

  2. Lembro que a SCO Group estava processando Linus Torvalds e companhia por acharem trechos de código do SCO UNIX no kernel do Linux, que no final das contas não acharam nada e forçaram o próprio Linus, Alan Cox e correlatos a reescreverem todo o kernel.
    A versão 4.X dizem que agora não tem nenhum código copiado e nada de copyright nele, mas vai saber…

  3. trabalhei com Xenix por 8 anos, e tive que dominar o bicho, ou a maquina travaria a empresa.A opção na época era achar um sistema operacional multitarefa e multiusuario, para intercalar todos os setores da empresa, e me lembro que o computador era parecido com um frigobar, uma unidade de fita stremer para backups diarios,usava cabos coaxiais com 5 fios e a malha para terminais burros e impressoras.Tinhamos 16 terminais on line, e qdo havia uma queda de energia, teria que reindexar todos os arquivos da empresa, e tudo parava, causando um stress maluco.Todos manuais em ingles.Sabe-se que ele é parte de Unix, e tambem o Android.