Domingão do Ag0ny: slots, slots, expansões e mais expansões!

msx_memory_mappers_outdoors

Javi Lavandeira queria fazer uma resenha de três cartuchos de expansão de memória (MSX Memory Mapper da Repro Factory, MEGA-MAPPER da 8bits4ever e MEMORY SAMURAI da Classic PC & Game Rescue Commitee) mas… como se faz resenha de expansão de memória?

Simples: revendo uma série de conceitos essenciais para entender a organização de memória no MSX antes das resenhas em si. E, para os interessados na MEMORY SAMURAI, tem uma parte dedicada exclusivamente a ele.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Domingão do Ag0ny: slots, slots, expansões e mais expansões!

  1. Posso estar dizendo alguma besteira mas até hoje nunca entendi a utilidade prática de se ter tanta memória mapeada num microcomputador de 8 bits que só trabalha com blocos de 64 Kbytes (sem contar a bios). Será que um megabyte já não seria suficiente para 99% dos usuários (jogos megarom, ramdisk, interface IDE) sinceramente não encontro nenhum uso prático para 4,8,16 ou ainda 32 megabytes. num MSX (mesmo que atualmente o custo seja muito baixo)

    1. I agree. I don’t think I’ve ever needed more than 512 or 1024KB, and even that in extremely rare situations.

      The thing with these 4MB memory expansions nowadays is that memory is extremely cheap. If you’re going to use a slot anyway then it makes sense to max it out, even if you’re never going to use that much memory, because it’s basically the same price.

      1. Prezado Javi:
        Olhando por este ponto de vista sou obrigado a concordar com você; se você pode ter 4 ou 8 megabytes pagando somente um pouco mais do que pagaria por 1 megabyte…por quê não?!

  2. Ainda esperando alguém que faça algo útil para tanta RAM no MSX.
    Acho que o povo deveria começar a refazer certos jogos para utilizar todos os novos recursos lançados até o momento.