Um dia desses iremos fazer um episódio falando da cena retrocomputacional no Oriente Médio… Mas não, não será agora (por enquanto, somente a terra dos cangurus). Mas é sabido por vários que a Al-Alamiah “””””produziu “”””” micros baseados no MSX para vender na parte do planeta onde se fala e escreve em árabe, ou seja: Arábia Saudita, Kuwait, Jordânia e outros países daquela região.
Colocamos entre muitas aspas porque a Al-Alamiah encomendava o projeto à Yamaha ou à Sanyo e eles produziam no Japão os micros, já localizados para o mercado árabe. De cortesia, fontes bivolt (110/220V) e em alguns casos, o Alcorão em ROM.
Pois então, esta foto acima traz um raro AX-990, um micro que é ao mesmo tempo, um MSX e um Mega-Drive. Eles compartilham o mesmo gabinete, mas são duas placas-mãe distintas, logo ou funciona um, ou funciona outro. E é uma máquina curiosa, e extremamente rara.
Ah, se você clicar na imagem, tem uma versão ampliada. E antes que me perguntem, a Sherazade deu lugar a um AX350, que é um MSX 2 com drive, gabinete da Yamaha… E um boot curiosíssimo. Grato ao Oazem Conserta por ter feito o reparo dele.
Cortesia do Youlute en Sucre e do KlaxMSX.
Já tinha visto a versão preta esse modelo bizarro.
Tive em minhas mãos o modelo basicão Al-Alamiah, achei bem engraçado tentar digitar em aramaico no terminal mas hoje este se encontra nas mãos de outro fudeba que deve estar cuidando bem dele.
N é aramaico não, é árabe mesmo! =D
E tem uma tecla q vc pressiona no boot q desliga o modo árabe e vc pula aqueles programas da ROM. Isso varia de micro, mas é CONTROL ou DEL.
Pelo que me lembro, tem uma tecla específica que ativa e desativa a escrita em árabe, usando o mesmo esquema dos micros japorongas…