Episódio 58 – MSX e Konami, Konami e MSX – Parte B

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Sobre o episódio

Falamos demais de MSX e Konami no episódio anterior e tivemos que falar de Konami e MSX neste episódio.

Nesta parte do episódio

Depois de mais algumas picaretagens, chegamos a alguns exclusivos MSX: King’s Valley I e II, Treasure of Uşas, Knightmare (e Maze of Galious), SD Snatcher e Space Manbow. E, ufa!, terminamos com o legado, o infinito e outras plataformas, o audiovisual e a fanboyice (nem tanto) ilimitada.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 58
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar e Giovanni
  • Jogadores especialmente convidados para a jogatina: Diogo Estranho e Rogério, do NGCast
  • Duração aproximada: 60 minutos
  • Músicas de fundo: Quinteto de clarinete tocando Salamander, OST de Space Manbow e Snatcher Battle Perfect Selection (DESCUBRA)
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

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Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 58 – MSX e Konami, Konami e MSX – Parte B

  1. Excelente episódio! Destaques que eu dou na Konami era pós MSX: The Simpsons no arcade (parecia com o primeiro TMNT , depois fizeram o Turtles in time), e o Shadow of Destiny para PC e PS2 (jogaço!).

  2. Mais um ótimo podcast, parabéns porvo.

    Mais uma lista de jogos favoritos da Konami citados aqui: King’s Valley I e II, Knightmare (e Maze of Galious), Space Manbow e Castlevânia.

    Estou colecionando os jogos da empresa também para o X68000 e PlayStation. O Gradius V que o Ricardo citou é fantástico e já tive o prazer de joga-lo, ainda na caça de um original para comprar. Já o Space Manbow 2, tentei várias ROM’s e todas elas ficam preto e branco no Sony XV e Turbo-R ST, ainda não consegui joga-lo. O remake do Goonies só vi no “SeuTubo” e não tive coragem de pagar R$500 no cartucho.

    Achei o La-Mulana bem interessante, pena que está disponível para PC através de outro programa de venda de jogos, bem que eles poderiam colocar no Steam, na categoria Indie.

    Vou dar uma conferida nesse remake do Knightmare MoG, me parece que teve várias melhorias para MSX2.

    Giovanni, depois vou pegar umas dicas contigo do King’s Valley II, mas ainda preciso me lembrar de qual fase eu parei, faz tanto tempo que não jogo que nem me lembro! 😛

    Ricardo, se você quiser se aventurar a comprar LD de jogos, prepare o bolso! Comprei com um dos nossos fornecedores asiáticos (Ravazzi), um LD-ROM² para o módulo da NEC para o LaserActive: J.B. Harold – Manhattan Requiem. Foi o mesmo que vender a alma para o diabo.

    Só uma ressalva: a melhor versão de Teenage Mutant Ninja Turtles foi a do arcade! Pronto, podem me crucificar.

  3. Olá pessoal,

    Excelente MEGA EPISÓDIO do Retrocomputaria, parabéns, é o primeiro Retrocomputaria MegaROM!

    🙂

    Ok, vamos aos eternos breves comentários.

    #1-) La Mulana
    La Mulana foi feito sim tendo o MSX em mente, correto, porém a principal fonte de inspiração para “La Mulana” foi Maze Of Galious.

    Outros jogos como King’s Valley 2 ou USAS podem ter um pitaco aqui ou ali, mas oficialmente Maze Of Galious é o “pai” da criança.

    https://en.wikipedia.org/wiki/La-Mulana

    http://agtp.romhack.net/project.php?id=lamulana

    http://i.ytimg.com/vi/HUF5PraAfA8/0.jpg

    https://www.youtube.com/watch?v=Cv43gcTCpkU

    #2-) Nomes dos inimigos do KV2
    De fato estão no manual do jogo, mas se você algum dia editou fases no KV2 você sabe que os nomes dos inimigos estavam sempre lá no editor de fases.

    #3-) Knightmare

    O jogo é de fato muito bem completo e polido para 32 KBytes.

    Além disto é bem difícil e trazia na caixa o aviso “For Experts Only” (em japonês, claro).

    Acho que é um dos shooters mais difíceis feitos pela Konami. Duvida? Termine numa jogada só, sem dicas! 🙂

    O jogo não possui armas ou fases secretas, mas ao longo do jogo você pode descobrir “?” escondidos que trazem vidas extras ou “saídas” para avançar de fases.

    #4-) Spoiler!!! Terríveis fotos do final do Uşas:
    http://www.vgmuseum.com/end/msx2/a/tusa.htm

    #5-) Mitocôndrias:
    En passant Giovanni questionou sobre um “jogo das mitocôndrias”

    Creio tratar-se de “Parasite Eve” para PS1, contemporâneo aos demais jogos da Konami para PS1.

    Mas apesar de tratar das nossas amigas de longa data, as mitocôndrias, “Parasite Eve” é da SquareSoft.

    #6-) Remakes de Knightmare:
    Knightmare CD (MSX);
    Knightmare Gold (MSX);
    Knightmare (ZX Spectrum) – port bem-feito para a plataforma;

    Knightmare (Windows – Demon Games) Parece um jogo em flash;
    http://demonvideogames.blogspot.com.es/2015/03/we-lanuch-remake-of-knightmare.html

    Knightmare GOLD (Windows – Demon Games) Remake do remake acima, uma bela picaretagem e sacanagem a começar pelo nome. ;
    http://demonvideogames.blogspot.com.br/2015/07/knightmare-gold-available-for-free.html

    Spartan Saga (Windows Mobile) – Aparentemente o mesmo game do MSX portado para Windows Mobile por um picareta qualquer;
    https://www.appannie.com/apps/windows-phone/app/spartan-saga/

    #-) Filme do Metal Gear?
    Ao contrário do que Hollywood pensa ($$$) e também do que alguns fãs dizem por aí, a série Metal Gear dispensa um filme pois… já é um filme.

    Mesmo no MSX o MG traz fortes elementos de narrativa e “story telling”, mas as continuações “Metal Gear Solid” para os consoles modernos são verdadeiros filmes interativos.

    Fazer um filme do Metal Gear tende a ser um belo caça-níqueis que no final vai atingir dois objetivos:

    a) Encher o bolso de empresários de grana e
    b) Macular o trabalho de Kojima.

    —-
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      1. Pois é… O resultado da sua ganância é a destruição de grande parte da Ásia; fica a mensagem de que não podemos vencer sempre.