Se você já assistiu Doctor Who, é quase certo que você não saiba que o Doutor tem um cão robótico, o K-9. Também pudera, desde que a série foi retomada, em 2005, o K-9 apareceu em 1 ou 2 episódios, apenas. E o K-9 é exatamente isso que você viu aí em cima: Um câo-robô, sem tirar nem pôr. Chegaram a fazer uma série spin-off, direcionada a crianças pequenas. Durou uma temporada. E o cachorrinho reapareceu, junto com Sarah Jane-Smith, e participou de outro spin-off, The Sarah Jane Adventures.
Mas, o que isto tem a ver com retrocomputação? É que tem um artigo no Vintage Is The New Old, onde é relatado o trabalho de um sujeito, Chris Adams, que fez um K-9 em 1982, controlado por um VIC-20! Sim, um Commodore VIC-20! E o K-9 falava, entre outras coisas. Pois então, o Chris, em 2015, resolveu restaurar o K-9 dele. A epopéia está relatada em mais detalhes no site dedicado ao projeto do cão-robô.
Ah, em tempo, se você gostou da imagem lá em cima e quiser baixar a versão em wallpaper (1280×1024), é só clicar nela, ok? Allons-y!
Trabalho fantástico do Chris Adams! Ele teve que recuperar muita coisa para botar o vira-lata eletrônico para funcionar denovo, inclusive recuperar o sintetizador de voz. Não conhecia esse spin-off, vou dar uma xeretada. Legal o wallpapers.
De acordo com o blog, vem mais coisas por ai…