Nota sobre o desligamento do Sander.

Prezados ouvintes e leitores,

Devido a boatos e informações privadas que foram tornadas públicas em redes sociais, faz-se necessário prestar alguns esclarecimentos, como equipe. Portanto nós: Cesar, João, Juan, Giovanni e Ricardo, a equipe do Retrocomputaria, viemos a público para esclarecer as circunstâncias do desligamento de Alessander Souza Goulart, o Sander.

Os motivos estão listados abaixo.

  1. Em 20 de dezembro de 2014, realizamos uma reunião de avaliação do ano que se encerrava. Nela, discutimos nossas atividades e montamos nosso planejamento para o ano de 2015. Apesar de estar ciente da reunião, Sander não compareceu.
  2. Após esta reunião, ocorreu uma outra, com o objetivo de discutir a postura do Sander na equipe. Nesta reunião, foram apontados os seguintes problemas (sem uma ordem específica):
    1. Por ocasião da gravação do  episódio 34, houve um atraso de cerca de três horas no início da mesma. Sander decidiu por conta própria, sem consultar a equipe, trazer o Ricardo Oazem para a gravação.
      • Observação: Já tínhamos convidado Rogério Belarmino para participar. Logo, ele também teve que aguardar pelo início da gravação e compartilhar o microfone. Isto gerou um mal-estar, visto o grande atraso e compromissos prejudicados dos convidados.
    2. Em julho de 2014, Sander participou como palestrante na Campus Party Recife, falando sobre retrocomputação, em nome do Retrocomputaria. Mas a equipe só ficou ciente da palestra depois que ela já tinha acontecido. Em nenhum momento fomos consultados a respeito dela e do que seria falado. Ou seja, ele falou em nome da equipe, sem consultá-la.
    3. Criação e manutenção de um blog pessoal focado em retrocomputação, o RETROWORK, novamente, só ficamos sabendo da existência do site depois dele já estar no ar.
      • Não temos problemas quanto a participantes da equipe terem blogs pessoais, mas o mesmo poderia até ser mantido dentro do domínio ou ter suas publicações comentadas no R+. Isto nunca aconteceu.
    4. Uma discussão completamente imprópria na presença do convidado do episódio 42, Renato Degiovani. Isto gerou um grande mal-estar com o convidado e os participantes.
    5. Participação exígua nos episódios gravados e apresentados em 2014. Apenas três gravações e quatro episódios gravados, e pouco mais de sete meses de ausência. Não obrigamos todos os membros da equipe a participarem de todos os episódios, mas não notamos interesse em participar do podcast, visto que raramente uma falta foi justificada.
  3. Por estes motivos, votamos pela suspensão do mesmo durante o ano de 2015. Mas, como não houve consenso na votação, a suspensão não foi aplicada.
  4. Em paralelo a isto tudo o Sander tem mantido então uma postura raivosa desde o final das eleições, em outubro de 2014. Em duas postagens públicas no Facebook, externou explicitamente suas opiniões, em particular a respeito daqueles que não pensam como ele e não votaram no mesmo candidato que o dele. Além disso, ele também declarou como estes ditos “opositores” deveriam ser tratados por uma pretensa nova ditadura, pelo visto, por ele desejada.
    • Isto inclui, além de vários amigos em comum, dois terços da equipe do podcast.

O Retrocomputaria é um passatempo nosso, mas é algo que levamos muito a sério e dá muito trabalho. Um episódio consome cerca de 25 horas de trabalho, entre montagem de pautas, gravação, edição e montagem. Logo, deve ser uma atividade agradável e prazerosa para todos nós. Portanto, não podemos manter na equipe um membro que: não demonstra ter nenhum tipo de comprometimento; que criou situações constrangedoras para nós com nossos convidados; e que, seja por ignorar, ou por não se importar, escreve publicamente que mais da metade do podcast deveria ser morta e/ou torturada em uma pretensa ditadura militar.

Sendo assim, realizamos uma nova votação e, desta vez por unanimidade, decidimos pelo desligamento do Alessander da equipe pelos motivos acima citados e o comunicamos por e-mail no dia 18 de fevereiro de 2015.

Planejávamos um comunicado oficial antes do episódio 52 (a ser lançado em abril), porém, em virtude da divulgação do conteúdo do e-mail, algo de foro estritamente privado (e, pelo que sabemos, apenas uma parte dele foi divulgada, o que possivelmente poderia distorcer os fatos), tivemos de nos antecipar e prestar tais esclarecimentos.

Quanto ao podcast e o blog… Nada muda. Continuaremos a ter arquivos disponíveis toda quarta-feira para a sua audição, como temos feito há mais de cinco anos. E no R+, sempre teremos pelo menos uma notícia nova por dia. Nós temos um compromisso com você, ouvinte e leitor. E honrá-lo-emos enquanto pudermos.

Atenciosamente,

A equipe do Retrocomputaria.

0 pensou em “Nota sobre o desligamento do Sander.

  1. Uma notícia triste para a equipe, mas no decorrer dos fatos, ficou complicado.

    Realmente eu visitei a página pessoal dele a um tempo para ler alguns artigos e me atentei pelo fato de não estar integrado ao retrocomputaria, visto que o assunto era similar.

    Ficaria interessante um sub-dominio assim work.retrocomputaria.com.br, um espaço pessoal para experimentos pessoais.

    Mas a vida é assim.

    Boa sorte a ele e bola para frente pessoal.

    Sucesso!

  2. Poxa, que paulada na testa! Disso tudo não estava sabendo.

    Cheguei até ajuda-lo com o script de criação dos cartões de CF que ele nunca publicou minhas alterações e nem divulgou meu nome no site, fiquei muito chateado com isso mas deixei passar.

    Espero que um dia tudo isso passe e os ponteiros se alinhem novamente.

    Boa sorte a todos e a vida continua.

    Sucesso!

  3. Porra e essa? Voces sao tudo amigos …. De longa data … Politica? Vai para pqp isso aqui seja computadoria e videogamedoria nao e para discutir politica … Gente voes sao bem grandinhos …..

  4. Caramba, vi agora a carta de desligamento e a réplica do Sander…
    Pessoal, política, futebol, religião… É tudo babaquice que só serve para afastar as pessoas…
    Mas vamos em frente e boa sorte a todos!