Já estou vendo alguns dos MSXzeiros mais hardcore na platéia se levantando pra dizer, “ah, é só um MSX 1 da Sanyo ou da Casio feito por OEM para um projeto de uma universidade japonesa para informatização de escolas”.
Nananinanão, alto lá…
Este computador, ao contrário dos dois modelos citados no link acima, não tem “Super” nem “Mk” no nome, e não tem a menor cara de ser MSX (vem sem teclado numérico, e tem um chanfro diferente no slot de cartucho). Ao que tudo indica, esta máquina foi sim parte desse projeto, e provavelmente anterior aos baseados em MSX. OK, vamos apelar a São Google e a São Old-Computers.com…
Pelas Barbas de Kazuhiko Nishi! Os santos me falharam! Não se encontra nada, absolutamente nada sobre esse modelo de máquina! Qualquer busca recai apenas naqueles dois modelos de MSX1. Pelo que sei, isto aqui foi trazido para esta dimensão por um Quinn Mallory de um mundo alternativo onde a Sanyo fabricou… o que? Não faço a mais vaga. O João Fidélis me chama a atenção que ele lembra mais ou menos o PHC-25, um clone licenciado do NEC PC-6001. Se é ou não é, só saberei se eu conseguir botar as mãos nesse ornitorrinco almiscarado mutante albino…
Ai. Ui. Eu ia precisar gastar, com frete e imposto, mais de mil reais. Essa máquina continua um mistério. Nem sequer sabemos qual o processador dela. Qualquer informação é bem-vinda. UPDATE: Nossos agentes da Inteligência, Alfredo Henriquez e Pablo “Mr. Parn” Vasques resolveram o mistério: é um Sord M5! Olhem só como são os cartuchos dele:
Juan,
Achei uma foto da placa mãe dele:
http://openlab.jp/kitaro/natsupaso/ANTIQUE/SPCS2.jpg
Isso foi mencionado pelo dono deste site:
http://openlab.jp/kitaro/natsupaso/ANTIQUE/index.htm
Talvez ele seja compativel ou clone de um SORD M5 (ou vice-versa):
http://www.old-computers.com/museum/computer.asp?c=217
Quando eu fiz buscas no Google Japonês, sempre mencionam o Sanno e o Sord M5 juntos.